Você sabia que até mesmo o crescimento dos nossos cabelos pode ser determinado geneticamente? Então, se você já notou que seus fios não costumam passar de um certo tamanho depois que crescem, este pode ser o motivo!
Entenda o que impede o cabelo de crescer e se há formas de reverter o processo.
Por que meu cabelo não cresce?

De acordo com Gina Matzenbacher, dermatologista do Rio de Janeiro, cabelos que não ficam tão longos tendem a ter uma fase de crescimento mais curtinha, normalmente devido à uma herança genética.
“O cabelo permanece crescendo por dois a três anos e depois segue o ciclo do fio”, explica ela. “Existe a fase de crescimento dos fios no ciclo capilar, e essa fase é variável: varia de uma pessoa para outra e também pode variar de dois a seis anos”, completa.
A profissional ressalta, contudo, que além da parte genética, outros fatores também podem influenciar nesta questão.
“Diminuição das questões externas, especialmente químicas, e manter uma alimentação adequada e rica em nutrientes é fundamental pra gente alcançar um bom crescimento dos fios”, aponta.
Como fazer o cabelo crescer mais

Em seu Instagram, Gina listou algumas dicas que podem ajudar os fios a chegaram a um comprimento maior e com mais força. São elas:
- Evite fazer luzes e alisamentos. “São as químicas mais prejudiciais!”, ressalta;
- Aposte numa alimentação rica em proteínas, pois elas auxiliam na formação de queratina;
- Seque os cabelos com secador ao invés de dormir com eles molhados;
- Ao usar secador, mantenha uma distância de pelo menos 15 centímetros dos fios;
- Diminua o uso da chapinha ou pare de usá-la. “Ela torra os seus fios, que acabam quebrando”;
- Use suplementos vitamínicos para cabelo, segundo orientação profissional. “Eles melhoram a força e a beleza dos fios”;
- Se você sofrer com queda de cabelo, coceira no couro cabeludo, pontos de inflamação ou qualquer outro problema nessa região, procure um dermatologista para diagnóstico e tratamento adequados.
