Branquinha básica – Vá do visual simples ao chique com a versátil camisa branca

Na Belle Époque, lá por 1930, uma moça um tanto ousada e fora dos padrões de beleza da sociedade resolveu cair no óbvio e ser simples. Ela, morena e magra, roubou do guarda-roupa masculino uma peça básica: a camisa branca. E foi graças a tal mulher, a estilista francesa Coco Chanel, criadora do pretinho básico, que as moças ganharam e comemoraram uma nova peça-chave para compor os seus melhores looks.

Veja sugestões de looks no slideshow

A camisa branca é, desde sempre, fresca, naturalmente refinada e despretensiosa. De algodão, seda ou linho, ela pode ser usada tanto de dia quanto à noite e combina com qualquer outra peça de roupa ou acessório. Há quase um século, quando Chanel incorporou um novo estilo despojado para as mulheres, o crucial era que a camisa podia ser lavada com mais facilidade e freqüência, ao contrário dos trajes utilizados na época, cheios de bordados. As moças, ao perceberem a facilidade, logo aderiram à nova tendência.

O legal da camisa branca é que ela combina com saia, short e calça. Então, seja lá qual for a temperatura lá fora, você pode ficar sempre confortável

Mais de 30 anos depois, quando a moda já havia passado por várias reformulações, a peça caiu como uma luva para combinar com os típicos jeans americanos. Pela facilidade de combinação com qualquer outro acessório, a camisa atingiu todos os públicos de todas as classes sociais – da mais chique à mais urbana.

A repaginada do branco

Como quase todas as roupas que entram na moda, a camisa branca sofreu um processo de utilização até chegar às combinações atuais, que vão do casual ao sofisticado. Em 1980, o acessório ganhou ombreiras e virou uniforme de trabalho. Porém, com o passar dos anos, o item saiu dos escritórios e chegou a outros ambientes. Hoje, a mulher abusa da peça para ir a festas, ao trabalho, fazer compras, ir à balada, passear…

Básico? Que nada!

Para quem nunca ouviu falar, conheçam os chemises. Este tipo camisa é mais comprido que as tradicionais e acabam transformando o acessório em algo parecido com um vestido. “A melhor combinação para tal item são calças. Daí, a sua imaginação e bom-senso é o que vale. Abuse das skinnys, capris, pescador, boca de sino… Tudo fica ótimo”, afirma a personal stylist Camila Almeida . “Para enriquecer o visual, coloque um cinto marcando a cintura ou até um cinto obi. Ficam lindos!”, sugere.

Prefere dar um ar moderno ao seu look? Então tente colocar uma camiseta básica por cima da camisa branca. Na sobreposição não há limites. Você pode abusar das cores, estampas e patchworks.

Escolha os acessórios

Depois de escolher qual modelo de camisa branca você irá usar, é hora de combiná-la com a parte de baixo. “O legal da camisa branca é que ela combina com saia, short e calça. Então, seja lá qual for a temperatura lá fora, você pode ficar sempre confortável”, diz a personal stylist. Como o branco é uma cor neutra, você acaba ganhando a liberdade de utilizar qualquer outra cor no seu look.

A camisa branca pode acabar parecendo um item sempre novo, que você acabou de comprar, se você souber combiná-la com roupas e acessórios diferentes. A criatividade rola solta…