Opinião: Foco, força e fé devem guiar os empreendedores

Em cada segmento ou setor da área de negócios, temos o alfabeto inteiro para nos direcionar: “P” do Marketing, “S” da qualidade, “C” do Cliente e assim por diante. Com tantas letras nos orientando, estive pensando quais seriam as letras do Empreender e elenquei, baseada em uma mensagem que corre na rede social Facebook, o F : Foco, Força e Fé.

Não sei dizer qual seria a ordem correta, mas como um “F” está interligado ao outro, o mais importante é que façamos uso de todos.

Vamos a eles:

FOCO: Sem foco não há empreendimento que dê certo. No GEC RIO, na plenária DAY 1, ouvi do empresário Luciano Huck : “Tenha foco. Uma cabeça cheia de ideias e sem foco, não vale nada.BINGO! Nós empreendedores temos uma cabeça repleta de ideias, mil estratégias, criatividade em todo tempo, porém se não focarmos no real sentido da nossa empresa, nos perderemos nas ideias e não realizaremos as ações que são importantes. Ainda mais que somos cobrados a sermos inovadores o tempo todo. FOCAR é preciso para que ver o empreendimento crescer ordenadamente sem perder a inovação e o impacto que ele deve causar dentro do segmento inserido.

FORÇA: Força física, força emocional e força intelectual, todas são de vital importância para quem empreende. Costumo dizer que matamos mais de um leão por dia, portanto, se esta tríade da força não estiver alinhada algo vai fraquejar e isso acontecendo nosso empreendimento sofre sérios riscos de ruptura. Doentes, enfraquecemos e ficamos ausentes, quem dará continuidade as nossas ações? Mesmo com uma equipe comprometida, nossa ausência pode desencadear uma série de fraquezas. Desta forma, esta tríade tem que se fazer FORTE.

FÉ: A fé remove montanhas, diz o ditado popular. Sim, remove as montanhas internas que criamos e as externas que enfrentamos (muitas até criamos também), principalmente se tivermos falta de foco. A fé aqui não esta necessariamente relacionada ao mundo da RELIGIÃO, mas ao mundo da reflexão. Empreendedores não descansam nunca, portanto não tem tempo de parar e refletir sobre como está sua fé em si mesmo, em sua equipe e em seu empreendimento. Pare e medite ao menos 5 minutos por dia e se RE-ligue com o

DIVINO que está dentro de você.

Difícil? AH! Mas quem disse que empreender é fácil! UOPS, olhem outro “F” aparecendo aí! Mas este a gente já conhece bem e é ele que nos motiva a fazermos mais e melhor. Não é mesmo?

* Lênia Luz é sócia da Aurelio Luz Franchising & Varejo, consultoria em formatação de franquias, e do Empreendedorismo Rosa, espaço de interlocução sobre o empreender feminino. Twitter: @lenialuz