O currículo bem feito é aquele que se sobressai diante dos outros e desperta no recrutador o interesse pelo candidato. Ele é a primeira impressão que a empresa tem do profissional. Por isso, se estiver mal escrito, desorganizado ou confuso, é provável que nem seja considerado.
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Dicas para um currículo bem feito
Porém, a montagem correta do CV vai muito além disso. Ele deve ser estruturado de forma a destacar as informações mais relevantes para o contratador e tornar o candidato “atrativo”, porém sem mentir ou aumentar a verdade.
Segundo a headhunter Sheila Nowicki, da Nowicki Consultoria em RH, escrever o currículo ideal aos olhos do entrevistador é um grande facilitador para a conquista do emprego dos sonhos.
Dicas para escrever currículo
A especialista lista 6 pontos importantes na hora de escrever o CV.
1. Menos é mais
“Os melhores currículos são os concisos, ou seja, escritos de maneira clara e objetiva, de modo que o recrutador, ao ler, já tenha uma imagem evidente de quem é o candidato”, afirma a headhunter. O ideal é destacar as atividades principais e deixar as demais para a hora da entrevista.
2. Valorize suas ações
Melhor do que focar em você é chamar atenção para as ações que já executou. “Ao invés de simplesmente enfileirar experiências profissionais e cargos que você ocupou, evidencie suas realizações”, orienta Sheila. “Para isso, descreva em cinco ou seis linhas as atividades desenvolvidas em cada cargo ocupado”, completa.
Alguns exemplos de ações são: desenvolvimento de projetos de TI; acompanhamento de rotinas financeiras; implantação de ERP; gestão de equipe operacional; atendimento à auditoria, etc.
Inclua apenas as informações principais no currículo e deixe os detalhes para a entrevista (Thinkstock)
3. Seja honesto
“O segredo é ser objetivo e transparente”, ensina a especialista. Porém, fique atento aos termos utilizados para não aumentar a verdade. “Demonstre se você efetivamente liderou no processo ou apenas participou dele, porque, obviamente, há uma grande diferença entre um e outro”, exemplifica. “Se houve apenas uma colaboração da sua parte, use esse termo na descrição, ao invés de se colocar como o protagonista da ação”, completa.
Isso é importante para evitar que o entrevistador tenha a ideia errada do candidato, o que pode gerar uma consequência negativa ou mesmo sua eliminação do processo.
4. Customize seu CV de acordo com a empresa
Adapte o seu currículo com as informações que são interessantes para cada empresa. “É como escolher a roupa ideal para cada ocasião. Você pode até escolher o preto, mas, se deseja impressionar e se destacar, vai além e evita essa cor, pois sabe que a maioria a escolhe”, compara Sheila.
5. Tenha dois modelos de CV
Segundo a especialista, é normal que o profissional elimine certas informações do currículo com o passar dos anos, pois ele adquiriu muito conhecimento e experiência ao longo da carreira. Porém, é fundamental registrar esse histórico porque, em algum momento, é possível que você tenha de detalhá-lo.
“Um bom modo de fazer isso é mantendo dois currículos: um extenso e outro sucinto”, aconselha. O primeiro deve ser mais prático e, sempre que necessário, adaptado para diferentes vagas. O segundo deve conter todas as suas experiências profissionais. “Para saber se é o não o caso de mostrá-lo, pergunte ao entrevistador se ele deseja ter mais informações sobre seu histórico”, sugere a headhunter.
6. Use modelos
Utilizar modelos de currículos práticos é uma ótima ideia. Sheila sugere os formatos usados nas universidades americanas, que conseguem elevar o candidato a um padrão de autocrítica. “Isso porque exige que ele sintetize, em uma página, os pontos relevantes de sua trajetória”, diz a consultora de RH. “Além disso, caso pratique esportes ou tenha um hobby, é possível descrevê-lo no campo especialmente dedicado a informações pessoais”, completa.