Após traqueostomia, bebê de Cazarré treina para voltar a respirar sozinha: entenda processo

Na última quinta-feira (10), Leticia Cazarré, esposa de Juliano, contou aos seguidores que a filha caçula, Maria Guilhermina Guadalupe, segue internada após passar por uma traqueostomia.

Agora, a pequena está se adaptando a respirar sozinha novamente, já que a cirurgia consistiu na abertura da parede anterior da traqueia para que a pudesse permanecer respirando com ajuda de ventilação mecânica de forma mais segura e confortável.

Maria Guilhermina está com quatro meses e nasceu com uma rara condição chamada Anomalia de Ebstein.

Filha caçula de Leticia e Juliano Cazarré

Na foto da publicação da mamãe coruja, a bebê aparece ainda no hospital, com a traqueostomia, mas sem auxílio da ventilação mecânica.

A menina respira espontâneamente e conta apenas com um nebulizador para que o ar inspirado através da traqueostomia entre mais umidificado em suas vias respiratórias.

https://www.instagram.com/p/Cky2i4qJT7i/

“Maria Guilhermina de Guadalupe, a bebê mais doce do mundo, continua se recuperando na UTI, agora treinando para voltar a respirar sozinha”, escreveu Leticia.

É comum que quem realiza uma traqueostomia e precisa de ventilação mecânica passe, quando possível clinicamente, por um processo de “desmame”. Esse protocolo envolve passar alguns períodos do dia respirando sozinho, sem estar conectado ao aparelho, cuja função é ajudar os pulmões a se inflarem e desinflarem.

Esses períodos tendem a aumentar progressivamente até que o auxílio respiratório não seja mais necessário. Por fim, esses pacientes retiram a traqueostomia e voltam a respirar pelas vias aéreas superiores, caso tudo dê certo.

Ela e Juliano Cazarré também são pais de Vicente (12 anos), Inácio (oito anos), Gaspar (três anos) e Maria Madalena (um ano).

https://www.instagram.com/p/CeCh5Yys-VN/

Maternidade