Cesárea não afeta saúde do bebê ao longo dos anos, afirma pesquisa

Muitas mães têm dúvidas na hora de escolher o melhor tipo de parto. O mais recomendado pelos médicos é o parto normal, que oferece mais benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. A boa notícia para quem não conseguiu e precisou passar por um parto cirúrgico é que isso não interfere na saúde dos pequenos. Foi o que afirmou uma pesquisa australiana.

Leia também:
Mulher que já fez cesárea pode ter parto normal?
Parto normal ou parto cesárea?
Como é a cicatriz da cesárea? Veja com ela fica e como deixá-la mais discreta

Como a pesquisa foi feita

Pesquisadores da Universidade La Trobe, em Melbourne, na Austrália, acompanharam 5100 crianças para descobrir a relação entre problemas de saúde e o fato de elas terem nascido de cesariana. Também foram levados em conta fatores como aleitamento, peso materno, dsevantagem social, entre outros. O resultado mostrou que o tipo de parto não é o responsável por um bebê ter ou não boa saúde.

Riscos da cesárea

A ginecologista e obstetra Leila Marinho Lages diz que, teoricamente, todas as mulheres são fisicamente preparadas para o  parto normal, a menos que haja alguma complicação que leve à indicação de cesárea. Ela ressalta ainda que, no caso da cirurgia, a recuperação e o pós-operatório são mais dolorosos, além de haver mais riscos de possíveis complicações. “Cabe ao médico conscientizar as gestantes sobre os riscos e benefícios de cada parto, mas a mulher deve ser ouvida e entendida. A decisão deve ser traçada por ambos os lados”, diz.