Queijo ralado de saquinho X queijo ralado em casa: nutricionista indica o melhor

O queijo parmesão é um dos mais usados na culinária, especialmente para ser servido com massas. Mas ele pode ser perigoso para a saúde, pois é um dos queijos que mais possuem teor de sódio.

Benefícios do queijo

“Os queijos, no geral, são ricos em proteínas, minerais, cálcio, zinco e vitaminas. Mas o parmesão tem uma quantidade elevada de sódio e de gordura. Em 30 gramas do queijo há 20% da necessidade diária”, explica a nutricionista Tatiana Vizane, do SPA Serra Morena, em Petrópolis (RJ).

Shutterstock

Parmesão faz mal?

Ela explica ainda que o queijo parmesão de saquinho possui em sua composição diversos outros ingredientes para chegar ao produto que é comercializado. “São adicionados conservantes e pode haver risco de contaminação”, diz.

Por isso a melhor opção é comprar um pedaço de queijo e ralar em casa. Além de mais barato, é também mais saboroso e mais fresco.

Outra vantagem é que, por ter mais sabor, o queijo ralado em casa pode ser usado em menor quantidade. Ao contrário do de saquinho que, por não ser um queijo fresco e possuir até mesmo outros queijos em sua composição, precisa de um consumo maior para chegar ao sabor desejado.”Mas o teor de sódio continua elevado, então deve ser consumido com moderação”, explica.

Shutterstock

Melhor queijo

Se a ideia é substituir por um queijo mais saudável, a nutricionista indica o de soja, o minas e a ricota.