Com a morte da rainha Elizabeth II, Charles III se torna rei da Inglaterra e deixará ao primogênito, William, o título de príncipe de Gales. Kate Middleton, sua esposa, será então conhecida como a princesa de Gales.
O título de princesa de Gales tem sido concedido desde o século 14 à esposa do herdeiro do trono e não é formalmente usado desde que Diana, mãe de William e Harry, morreu em 1997.

Quando Camilla se casou com Charles, em 2005, ela teria o direito de adotar o título, mas foi decidido que ela não o faria por respeito a Lady Di. Assim, Kate Middleton irá assumir o posto que pertenceu à mãe de seu marido 25 anos atrás.
Kate Middleton, princesa de Gales: o que muda?
Kate Middleton agora deve ter um papel ainda mais importante dentro da família e provavelmente assumirá mais compromissos reais, é o que acreditam os comentaristas que acompanham a família real e especializam-se em prever os próximos passos dos membros da monarquia.
Mais responsabilidades
Suas patronagens, ou seja, causas com as quais se envolve e pelas quais se responsabiliza como membro sênior da família real, devem aumentar. Além disso, a imagem de Kate e William ganha peso no que diz respeito a representar a realeza, assim, acredita-se que o casal será visto mais frequentemente em eventos oficiais.
Vale lembrar que a princesa, até agora, se mostrou entusiasta de temas como saúde mental e educação infantil, logo é provável que ela se aprofunde nessas áreas.

Mais dinheiro
Além de príncipe e princesa de Gales, William e Kate recebem também os títulos de duque e duquesa da Cornualha, concedidos ao filho mais velho do monarca britânico reinante e sua esposa.
Este é um dos poucos ducados que gera um grande lucro, já que envolve a propriedade de uma grande extensão de terras e atividades comerciais que geram milhões de libras para seu senhor, que é sempre o príncipe de Gales. Este título de nobreza foi pensado para dar independência financeira ao herdeiro do trono.
O casal ainda permanece como duque e duquesa de Cambridge, títulos dados a eles pela rainha Elizabeth II quando se casaram, em 2011.
Protocolos reais
Não pintar as unhas de cores escuras, não demonstrar afeto em público, não usar saias curtas, a lista de protocolos reais que devem ser seguidos é longa e o casal de Gales sempre foi fiel a ela. Portanto, pouco deve mudar para eles neste momento.