5 motivos pelos quais o smartphone pode arruinar sua vida

por | jul 26, 2016 | Ciência

Thinkstock

Não há como negar que o constante uso dos smartphones pode causar vício – inclusive, existem centros de reabilitação para isso iguais aos voltados para alcoólatras e viciados em drogas. Mas, infelizmente, os perigos do smartphone não param por aí, por mais que não nos damos conta, usar o celular com muita frequência tem outros efeitos negativos.

Leia também: Dupla projeta ‘celular do passado’ contra vício do smartphone

Veja 5 desses efeitos segundo um estudo científico publicado na revista “Social Psychology”.
#5 Acaba com sua memória

Thinkstock

Se você percebeu que a sua memória não está tão boa como antes, não culpe a idade, mas sim seu smartphone. O cérebro humano precisa de certo tempo para guardar uma memória e quando usamos o celular não damos nem um segundo de descanso a ele, o que faz com que sua capacidade de armazenar lembranças a longo prazo diminua, segundo uma pesquisa feita pelo Royal Institute of Technology.
#4 A qualidade do seu sono piora

Thinkstock

Usar smartphone antes de dormir é uma péssima ideia, não só porque nos distrai e nos mantém muito alertas, mas porque atrapalha a liberação de hormônios que são necessários para um bom sono. A luz emitida por estes dispositivos eletrônicos evitam que o corpo secrete a quantidade necessária de melatonina, hormônio que nos ajuda a dormir e também regula os estados de sono, fazendo com que acordemos dispostos.
#3 Te deixa burro

Thinkstock

Se você está com notas péssimas na escola ou está cometendo muitos erros no trabalho, a responsabilidade pode ser do seu celular, já que só o fato de tê-lo por perto sem sequer usá-lo diminui o nosso desempenho em tarefas em que é necessário ter um pensamento lógico.

Cientistas da Universidade de Southern Maine submeteram um grupo de voluntários a uma série de testes que requeriam pensamento lógico para a resolução de problemas. A metade deles estava com o smartphone próximo, mas não à vista, enquanto o restante colocou o celular sobre a mesa. Aqueles que ficaram com o telefone à vista obtiveram resultados 20% mais baixos que os demais.

Outro teste demonstrou que quem usa as redes sociais e ferramentas de busca de seus smartphones com muita frequência têm um vocabulário muito mais pobre e habilidades reduzidas de compreensão e leitura.
#2 Ninguém quer ser seu amigo na realidade

Thinkstock

Se você é sociável e extrovertido não deveria ser difícil fazer amigos, mas se você é um usuário assíduo de smartphone, as pessoas vão se cansar de você facilmente. Cientistas da Universidade de Essex realizaram um experimento muito interessante: eles juntaram duas pessoas que não se conheciam e pediram que conversassem sobre notícias e fatos ocorridos nos últimos meses. Na metade dos casos uma das pessoas tinha o celular em cima da mesa e a outra tinha apenas um caderno.
 
Aqueles que conversaram com pessoas que estavam com o smartphone por perto as consideraram menos confiáveis e atentas e não expressaram vontade de aprofundar uma relação de amizade.
#1 Você vive ansioso e é facilmente manipulado

Thinkstock

Só o fato de estar com a bateria “no vermelho” já gera uma enorme ansiedade em um grande número de usuários de smartphone. Para eles, pensar em ficar afastado do WhatsApp por apenas alguns minutos é absolutamente aterrorizante.

O medo de ficar desconectado é utilizado como estratégia de marketing por muitas empresas. Pode parecer teoria da conspiração, mas viciados em smartphone são uma fonte de lucro. Portanto, se você está lendo esse artigo pelo celular, vá visitar nossa página pelo computador e depois tente desfrutar algumas horas de vida offline.

Leia também: Jovens criam sistema de compras via Instagram e Whatsapp