As 6 principais obras do francês Alexandre Dumas (pai)

O escritor francês Alexandre Dumas, Pai se notabilizou no Século XIX por escrever romances de aventura, no estilo “capa e espada”. Sua obra perdura até os dias de hoje por conta dos personagens marcantes, das intrigas apaixonantes e também por misturarem ficção com fatos reais.

Leia também: Pedofilia, traição e morte: as 7 obras mais polêmicas da literatura

A saga “Os Três Mosqueteiros”, por exemplo, foi construída ao redor de eventos e personagens reais da história da França e da Europa. Ler Alexandre Dumas, portanto, é misturar diversão com conhecimento histórico. Conheça a seguir algumas das principais obras do autor:

#1 – “Os Três Mosqueteiros”

As aventuras e intrigas vividas por Athos, Portos, Aramis (e D’Artagnan) são tão apaixonantes e inspiradoras que até hoje rendem reedições por parte de editoras do mundo todo e versões para o cinema. O que nem todo mundo sabe é que “Os Três Mosqueteiros” originou duas belas continuações escritas por Dumas.

#2 – “Vinte Anos Depois”

Esta obra gira em torno do reencontro dos quatro amigos, duas décadas depois dos eventos passados no primeiro livro. Agora eles vivem aventuras na França e na Inglaterra – os dois países vivendo revoluções.

#3 – “O Visconde de Bragelone”

Neste extenso livro, dividido em vários volumes, Dumas narra intrigas palacianas na corte do rei absolutista Luís XIV. Os quatro mosqueteiros, já envelhecidos, vivem suas derradeiras aventuras. A história “O Homem da Máscara de Ferro”, que já recebeu versões no cinema, faz parte desta longa obra.

#4 – “O Conde de Monte Cristo”

A saga de um homem preso injustamente que consegue fugir, ganha uma imensa fortuna e volta para se vingar daqueles que o traíram também fez enorme sucesso e ganhou versão cinematográfica.

#5 – “A Rainha Margot”

Em mais um romance de aventura que mistura ficção com fatos reais e históricos, Dumas aborda a vida de Margot, às voltas com a guerra entre católicos e protestantes na França do Século XVI. A versão para o cinema, com a linda Isabelle Adjani no papel de Margot, é excelente.

#6 – “Memórias de Um Médico”

Outra grande obra, dividida em quatro volumes, gira em torno dos acontecimentos que deram origem à Revolução Francesa.