Cientistas já estão trabalhando para encontrar jeito eficaz de tratar os males com exercícios, e não remédios, de forma bastante prática.
Para buscar soluções pragmáticas e eficientes de como tratar doenças através de exercícios um grande estudo com mais de 3 mil voluntários e com custo estimado de US$ 170 milhões, promovido pelo U.S. National Institutes of Health, será iniciado ainda este ano.
Exercício físico para tratar doenças
O trabalho científico vai avaliar como as atividades físicas atuam sobre o corpo humano com a ajuda de participantes de diversas idades, sedentários, que receberão supervisão médica para iniciarem um programa de exercícios.
Eles terão sangue, gordura e músculos analisados antes, durante e depois do projeto para que os pesquisadores busquem pistas através das amostras de como a movimentação regular altera as células do organismo.
Em um outro estágio do estudo, tecidos cerebrais e do pulmão de animais que passarão pela mesma rotina de exercícios serão analisados para uma melhor compreensão dos efeitos das atividades no organismo.