Ciência desvendou por que você acha pão TÃO gostoso (e a resposta está na sua boca)

por | set 19, 2016 | Ciência

Pão com manteiga, pão com requeijão, pão na chapa, torrada, croissant, pão de leite. Só de pensar, a boca saliva. Mas, afinal de contas, por que gostamos tanto de pão? Não é mera coincidência que ele seja quase uma unanimidade. Pelo menos é o que descobriu a ciência: segundo um estudo, na sua boca está a resposta para essa paixão.

Por que pão é gostoso?

Shutterstock

Há evidência científica de que alimentos ricos em carboidratos podem provocar um sabor único ao paladar. Um estudo divulgado recentemente pela revista Chemical Senses, da Universidade de Oxford, aponta que os humanos podem distinguir um sexto tipo de sabor, além dos cinco já conhecidos -salgado, doce, azedo, amargo e umami: o gosto de “massa”.

Há muito tempo se pensou que as línguas só conseguiam registrar um pequeno número de sabores: salgado, doce, azedo e amargo. Umami – o gosto frequentemente associado ao glutamato monossódico – foi adicionado a esta lista há sete anos, mas não houve nenhuma mudança desde então.

Shutterstock

No entanto, esse conjunto despreza um componente importante da nossa dieta. Segundo os especialistas, toda cultura tem uma importante fonte de carboidratos complexos que, assim como o amido, são feitos de cadeias de moléculas de açúcar e significam importante fonte de energia nas dietas. No entanto, muitos ignoravam a ideia de que as pessoas seriam capazes de identificá-los especificamente.

Uma equipe decidiu testar então uma gama de diferentes tipos de carboidratos no paladar de voluntários, que foram capazes de detectar esse sabor, em soluções que continham cadeias de carboidratos tanto longas quanto curtas. Para uns, o sabor tinha “gosto de amido”, para os asiáticos, “gosto de arroz, enquanto os caucasianos o descreveram como “gosto de farinha”.

Curiosidades sobre carboidratos