O creme azedou para os neuróticos. Além do título de pessoas obsessivas e tremendamente ansiosas, um estudo realizado por especialistas da Universidade Califórnia Irvine (UCI), do Massachussets Institute of Technology (MIT) e da Microsoft, todos dos Estados Unidos, descobriu que quem é neurótico também sofre com problemas de concentração no trabalho.
O nome do estudo é bem sugestivo: “Neuróticos não têm foco”. Isso porque, segundo os pesquisadores, pessoas com essas características são influenciadas por fatores individuais externos, como personalidade, estresse do dia a dia e má administração do sono.
Trabalhadores monitorados
Os pesquisadores fizeram uma análise virtual de 40 funcionários (20 homens e 20 mulheres) de uma grande empresa de tecnologia, pelo período de duas semanas. A ideia do experimento era perceber como a impulsão e a neurose afetavam a performance deles no trabalho.
Com o software Windows Activity Logging (da Microsoft), eles fizeram uma análise de todas as páginas e aplicativos abertos nos computadores desses trabalhadores, mensurando o tempo em que cada um passava usando essas aplicações.
Quanto mais os usuários trocavam de tela, mais estavam propensos a ser considerados neuróticos.
Mas, por se tratar de funcionários de tecnologia, que geralmente interagem com multiplataformas, os pesquisadores descobriram que o tempo razoável para se manter numa mesma tela era, em média, de 40 segundos.

Neuróticos têm menos controle
Pessoas neuróticas tendem a perder o controle das situações, e isso pode ser prejudicial para a produtividade no trabalho. “Como a personalidade é algo difícil de mudar, o fator ‘descontrole’ pode representar um traço invariável que deixa as pessoas suscetíveis às distrações online”, escreveram os pesquisadores.
Além da personalidade, a falta de energia e de atenção acaba contribuindo para que essa distração se agrave.
Os pesquisadores admitiram que esses resultados, por ora, só se aplicam a funcionários de tecnologia. Porém, não se espante se questionarem sobre foco de atenção e excesso de ansiedade na próxima entrevista de emprego que você fizer.
Foco de atenção: dentro e fora do trabalho
- Entenda o transtorno do Déficit de Atenção
- Como o vício em tecnologia compromete a atenção das crianças
- Trabalho atrapalhando o relacionamento: psicóloga diz o que fazer