Todo mundo tem uma cor preferida, mas existem aquelas mais próximas a um consenso. Da mesma forma que azul parece ser próxima ao gênero masculino, e rosa ao gênero feminino – de acordo com as convenções sociais, claro – há uma cor que especialistas indicam como a “ cor mais feia que existe”.
Qual é a cor mais feia do mundo?
A cor é o pantone 448 C, também conhecida como ‘couché opaco’. Ela foi ‘descoberta’ em 2012 pela agência britânica Gfk Bluemoon.
Em pesquisa encomendada pelo governo australiano envolvendo mais de mil pessoas entre 16 e 64 anos, os especialistas chegaram à conclusão de que é a cor ‘mais feia’ do mundo.

Acima, imagem mostra cor apontada por especialistas como “mais feia do mundo”
Cor para parar de fumar
A pesquisa tinha um fundamento: achar a cor que mais desencorajaria as pessoas a fumar.
Antes de chegar a essa cor a pesquisadora de marketing que liderou o projeto da Gfk, Victoria Parr, disse: “Nosso objetivo era ajudar o cliente a reduzir a demanda, com o objetivo de minimizar o uso do produto”.
De acordo com Victoria, a cor foi usualmente descrita como “mortífera, suja, que lembra alcatrão, sem nenhum adjetivo positivo”.
Para se ter uma ideia do impacto negativo da cor, quando o governo australiano se referiu à cor como ‘verde oliva’, a Associação de Oliva Australiana escreveu uma mensagem à ministra da saúde, Nicola Roxon, pedindo que parasse de chamar essa variação do pantone dessa maneira, por “denegrir a marca de oliva”.
Devido a isso, governos de outros países estudam utilizar o couché opaco nos maços de cigarro: Irlanda, Reino Unido e França recentemente anunciaram que querem interferir nas embalagens.
Quem sabe a cor mais feia do mundo ajude a salvar vidas pelo mundo todo?
Elas dizem muito: Descubra quem é você segundo a cor da sua personalidade