https://www.instagram.com/p/COOvAHrr6He/
Na semana passada, mais precisamente na madrugada do dia 26 para o 27 de abril, por volta da 00h30, uma superlua rosa enfeitou o céu e fez a alegria dos apaixonados por astronomia.

Se da Terra o evento astronômico já é considerado lindo e especial, imagine como não é a visão que um astronauta pode ter do fenômeno.
Superlua rosa vista do espaço
O perfil oficial da Estação Espacial Internacional (ISS) publicou quatro fotos da superlua rosa, vista do espaço, registradas pelos astronautas da Estação. Confira:
The "Super Moon" was recently photographed from the station. It is a spectacular sight from space no matter what phase the Moon is in. More pix… https://t.co/kNbFvCW6z6 pic.twitter.com/yUg6xKGBWJ
— International Space Station (@Space_Station) April 28, 2021
Superlua (ou perigeu lunar) é o nome dado ao fenômeno que acontece no período de lua cheia, quando o satélite está mais próximo do planeta Terra e parece maior do que o normal.
E ao contrário do que muita gente imagina, a denominação de superlua rosa não se refere à coloração do satélite.

A denominação, segundo a Nasa, faz referência ao aparecimento de um musgo chamado Phlox Subulata, que se destaca na flora por sua cor violeta e rosa.
No hemisfério norte, durante a primavera aparecem os primeiros brotos do phlox. Por esse motivo, a primeira lua cheia da época (outono no hemisfério sul), é conhecida como superlua rosa.

Apesar de ser a mais brilhante e colorida de todo o calendário lunar, ela não será a última superlua do ano, nem o único fenômeno astronômico de 2021.
No próximo 26 de maio, por exemplo, haverá um eclipse lunar total que poderá ser visto em algumas partes da Europa e da América.