*Matéria publicada em 22 de maio de 2017
A estrela mais misteriosa da galáxia voltou a chamar a atenção dos cientistas. Chamada de Tabby, a KIC 8462852 voltou a piscar, de acordo com o site de notícias da revista Scientific American.
Com um padrão de brilho irregular e completamente diferente das outras, essa estrela às vezes tem um brilho mais forte, às vezes, mais fraco.
Mas nas últimas semanas, diversos sinais indicaram que algo está acontecendo por lá: a estrela anda com cerca de 3% a menos de brilho, o que é bem abaixo do normal.
Alguns acreditam que o fator de brilho diferente dela seja devido a uma chuva de meteoros que passa de vez em quando na frente da estrela.
Outros ainda acham que ela pode estar engolindo um planeta quando o brilho dela aumenta, por exemplo, mas nenhuma dessas explicações fizeram sentido para os cientistas.
Agora, os astrônomos estão correndo para conseguir assistir o evento com a maior quantidade de telescópios possível e tentar entender o que causa as flutuações “bizarras” da luz da estrela.
Estrela alienígena

A 1500 anos-luz da Terra (tempo que a luz dela demora para chegar aos nossos olhos), Tabby é maior e mais quente que o nosso Sol, e é conhecida como a “estrela da megaestrutura alienígena”.
Isso porque nenhuma das hipóteses sobre sua existência consegue convencer os cientistas. A explicação mais forte vem da influência de uma possível civilização extraterrestre.
Acredita-se que ETs estejam construindo uma estrutura que envolve a estrela, capaz de captar até 100% de energia ao seu entorno, chamada de esfera de Dyson.
Vida das estrelas
- Estrela morreu ao mergulhar em um buraco negro e conseguiu iluminá-lo
- Estrela gigante da nossa galáxia pode explodir e brilhará como lua cheia
- Estrela nasce, morre e renasce e telescópio flagra processo em tempo real