Estudo revela como tornar seu parceiro mais feliz e saudável

por | out 3, 2016 | Ciência

Manter uma vida a dois significa, quase todo o tempo, dividir: sorrisos, medos, sonhos, aflições, alegrias, conquistas, derrotas… Tudo é compartilhado. É por isso que pessoas felizes são mais saudáveis e conseguem tornar o cônjuge saudável e feliz também. Isso foi o que revelou  a pesquisa publicada no Jornal da Associação Americana de Psicologia.

Relacionamento saudável

Quem é feliz consegue influenciar o parceiro fisicamente porque tem mais capacidade de oferecer suporte, consegue estimular hábitos mais saudáveis e é mais fácil de lidar, segundo William Chopik, professor de psicologia da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, um dos autores do estudo.

Cerca de 22 mil pessoas (com 50 anos ou mais) foram avaliadas em um período de seis anos (2006-2012) e o resultado foi o mesmo para homens e mulheres. “Existe um senso de que as mulheres controlam a saúde dos maridos, mas parece que a influência da felicidade não varia de acordo com o gênero”, aponta Chopik.

shutterstock

Foram avaliados quatro índices de saúde: problemas reportados pelos próprios participantes, problemas físicos em geral, exercícios, e doenças crônicas. Estas últimas foram os únicos fatores que não sofreram alterações a partir do estado emocional do parceiro.

Estar satisfeito dentro do relacionamento é a  chave para a felicidade. Os pesquisadores sugerem, então, que, em vez de tentar descobrir só o que a outra pessoa está sentindo, é importante trabalhar no que ambos estão sentindo.

“A presença da doença de uma pessoa pode estar sutilmente indicada pelo sorriso ausente da outra”, conclui o estudo.

Para um casal ser feliz