Consideradas por muitos como animais assustadores e até mesmo nojentos, as aranhas – e seu grande apetite – são fundamentais para o controle de populações e equilíbrio da natureza. Uma pesquisa publicada pela revista científica The Science of Nature descobriu que, anualmente, elas são capazes de comer até 800 milhões de toneladas de insetos.
Alimentação das aranhas

E mais: contabilizando o número delas em cada metro quadrado de terra (131) nos principais habitats do planeta, existem tantas aranhas no mundo que mesmo se elas comessem todos os humanos ainda teriam fome.
O estudo mostrou que a biomassa de todos os seres humanos adultos da Terra é estimada em 287 milhões de toneladas. Se as aranhas podem comer 800 milhões de toneladas de presa, significa que mesmo incluindo o peso de todas as crianças do planeta em um ano elas poderiam devorar todos nós e ainda ficarem de estômago vazio.

Ainda segundo o levantamento, as regiões de floresta e campo representam mais de 95% das capturas das aranhas, uma vez que são os principais habitats do animal. Nessas mesmas áreas a população de insetos pode ser até 20% menor do que nos outros lugares por causa do grande apetite aracnídeo.
Estima-se que até 10 mil diferentes espécies são devoradas anualmente pelas aranhas. Elas se alimentam basicamente de insetos e outros aracnídeos. Mas, as espécies maiores podem devorar também sapos, roedores, morcegos e até pássaros inteiros.
Mundo animal: curiosidades
- Baleias nem sempre foram gigantes (elas já mediram apenas 3 metros)
- Coalas dormem 14 horas por dia e descansam mais 5: por que tanto sono?
- Europa foi lar de tartaruga gigante de 2 metros: o que se sabe sobre ela?