Fobias estranhas: o que é misofonia?

Thinkstock

É bem desagradável almoçar ao lado de quem come de boca aberta ou produz barulhos nojentos enquanto está comendo ou mascando chiclete, ninguém gosta disso. Mas existem pessoas que simplesmente não são capazes de tolerar o barulho de outras pessoas comendo, bebendo, tossindo ou espirrando. Você é uma delas? Então talvez você sofra de misofonia.

Sensibilidade seletiva

Thinkstock

A misofonia é a sensibilidade seletiva a sons produzidos por outras pessoas em atividades cotidianas como comer, beber, tossir ou arrotar. Este mal foi definido pela primeira vez como um transtorno neurológico pelos neurocientistas norte-americanos Pawel e Margaret Jastreboff. Quem sofre de misofonia percebe os sons produzidos pelo corpo humano de forma insuportável, como se fosse uma orquestra desafinada.

Em certos aspectos, a misofonia é parecida com a hiperacusia, sensação de dor física – hipersensibilidade – a certos ruídos. Em casos mais extremos, uma pessoa não consegue tolerar, por exemplo, o barulho o tic-tac de um relógio. No entanto, os especialistas afirmam que a misofonia e a hiperacusia são transtornos distintos. A misofonia é um caso particular de hiperacusia.

O quão comum é a misofonia?

Thinkstock

Monica Wu liderou uma pesquisa que se propôs a estimar aproximadamente quantas pessoas padecem deste transtorno. A mostra de participantes na pesquisa não é totalmente representativa e seria necessária uma investigação de maior alcance, mas seus resultados sugerem que de fato se trata de um transtorno relativamente comum. Observou-se que 20% dos 483 participantes mostraram sinais de sensibilidade seletiva a ruídos de mastigação, sucção, tosse e espirro.

A pesquisadora também observou uma forte correlação ente os participantes com misofonia e suas condições psiquiátricas antecedentes, como transtorno de ansiedade e depressão. É claro que o estudo não é tão abrangente, mas a descoberta de uma nova fobia que está provando ser relativamente comum entre os seres humanos é, no mínimo, interessante.