Um buraco negro supermassivo é a estrutura cósmica de maior massa já encontrados pelo homem no universo. Por isso, a atração gravitacional por ele emitida é imensa e tudo que está em seus arredores é puxado para seu centro de gravidade. Resultado: esse tipo de buraco negro engole absolutamente tudo o que o circunda, inclusive estrelas.
Até aqui, os astrofísicos já podiam prever este fenômeno – seu efeito é proposto pela ciência desde a apresentação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, em 1915. Contudo, um novo elemento surgiu quando os telescópios da Nasa puderam captar na prática o evento. E os cientistas viram que não só o buraco negro engole a estrela como cria um tipo de cinturão de proporções gigantescas, composto de poeira e luz.
Imagem da Nasa mostra estrela sendo engolida
Usando as informações dos telescópios, a equipe de cientistas da Nasa produziu uma imagem (abaixo) para representar o fenômeno.

Na reprodução divulgada pela Nasa, a imagem mostra o momento em que o buraco negro atrai a estrela para seu centro de gravidade.
Quando a estrela passa perto de um buraco negro supermassivo, ela tende a se deformar: a força gravitacional dele é tão grande que puxa a matéria estelar para si; a estrela se estica, como uma goma de mascar.
Ao redor, forma-se um cinturão de poeira – o enorme “anel” que aparece na imagem – resultante da própria estrela.
Assim que a estrela é completamente absorvida pelo buraco negro, o evento (chamado de “destruição de maré estelar” pelos cientistas) libera uma quantidade imensa de energia e espalha parte do material do astro. A energia circunda o centro de gravidade do buraco negro e ilumina o círculo de poeira residual de estrela.
A descoberta é recente, por isso os cientistas ainda não conseguiram compreender o porquê desta formação. Mas a observação pode ser muito importante para a investigação dos buracos negros.
“Nosso estudo confirma que o pó está lá e que podemos usá-lo para determinar a quantidade de energia que foi gerada na destruição da estrela”, afirmou em comunicado da Nasa o astrônomo Varoujan Gorjian.

Uma coisa a observação prova: o poder de destruição do buraco negro é enorme. “Ele destruiu tudo entre si e essa camada de pó. É como se o buraco negro tivesse limpado uma sala usando um lança chamas”, concluiu o astrônomo Sjoert van Velze.
Mistério dos buracos negros
- Onda gerada por choque de buracos negros cruzou a Terra: o que significa?
- Estrela morreu ao cair em buraco negro, mas o deixou iluminado
- Saiba o que acontece com o que é puxado para dentro de um buraco negro