Importante astrônomo afirma: “Encontraremos vida inteligente fora da Terra em 20 anos”

Seth Shostak é o astrônomo sênior do Search for Extra-Terrestrial Intelligence (SETI) Institute e um dos cientistas mais reconhecidos e premiados no mundo em relação à investigação de busca de vida fora da Terra. Para ele, estamos muito perto de conhecermos outras formas de vida no universo.

“Aposto uma xícara de café com todo mundo que quiser que encontraremos vida inteligente dentro de 20 anos”, afirmou Seth à publicação especializada Futurism durante o World’s Fair Nano NY, congresso científico internacional.

O que esperar sobre descoberta de ETs?

No mesmo evento, o astrônomo deu uma palestra afirmando que há pelo menos sete lugares no Sistema Solar que podem abrigar algum tipo de vida. “São lugares que você poderia chegar com um foguete e encontrar vida microbiana”, disse em palestra. “Podemos encontrar isso muito mais cedo do que você imagina, provavelmente antes do fim da sua vida”, garantiu.

Na oportunidade, Seth explicou que a ciência “tem muito pouco a dizer sobre extraterrestres porque ainda não encontramos nenhum”, mas que seus resultados já são bem significativos. Ele listou algumas descobertas feitas nos últimos 20 anos como avanços fundamentais na busca por espaços cósmicos inexplorados ou novas formas de vida desconhecidas.

Como será contato com alienígenas?

À Futurism, Seth também disse que não acredita que o contato com os extraterrestres seja semelhante ao que vemos em filmes de ficção. Provavelmente, segundo ele, será uma comunicação lenta e truncada.

“Eu não sei como será o contato”, disse. “Quero dizer, se eles estão a 500 anos-luz de distância, significa que quando ouvirmos um sinal, será um sinal de 500 anos atrás, então, para mandar a resposta de volta serão pelo menos 1000 anos”, explica.

“Não é exatamente um contato, mas pelo menos saberemos que eles estão lá”, conclui.

Contato extraterrestre