Maior avião já construído é testado: objetivo é levar satélites e TURISTAS ao espaço

Duas fuselagens conectadas por uma asa gigante, de 117 metros e três turbinas de cada lado. Com 227 toneladas, 28 rodas e capacidade para levar 590 toneladas de peso, o gigante Stratolaunch, maior avião já construído, está em fase de testes em um hangar da Califórnia (Estados Unidos).

Por enquanto os testes ainda são em terra. Segundo o CEO da Stratolaunch, Jean Floyd, a ideia é que as primeiras decolagens comecem em 2019.

“Isso marca o fim da fase inicial de construção da aeronave e o começo da fase de testes em terra, incluindo turbinas e taxiamento antes do primeiro voo”, disse.

O objetivo inicial é levar satélites em órbitas baixas da Terra. Posteriormente a empresa, liderada por Paul Allen, cofundador da Microsoft, não descarta levar turistas humanos em viagem espacial.

Transporte de satélites

Assim que o avião ficar pronto, a empresa responsável planeja usá-lo para transportar satélites no meio das duas fuselagens, ou seja, bem no espaço que há entre os “dois” aviões.

Allen disse que esse objetivo, por si só, é importante, pois iria transformar o avião em uma “plataforma de lançamento reutilizável”, uma vez que os foguetes que vão para o espaço, encarregados de levar satélites, não retornam à Terra.

“Isso reduzirá significativamente os longos tempos de espera entre a construção de um satélite e a oportunidade de lançá-lo ao espaço”, escreveu o executivo.

Por enquanto ainda não há detalhes sobre uma possível viagem ao espaço com o Stratolaunch com humanos. Seja como for, Allen já tem um concorrente nesse segmento: o magnata Richard Branson, da Virgin Galactic, que pretende criar um avião especificamente com o objetivo de levar turistas ao espaço.

Viagem espacial