Com cerca de 170 quilômetros de comprimento por 25 quilômetros de largura, o maior iceberg do mundo se desprendeu da Antártica nos últimos dias e formou um gigante pedaço de gelo flutuante 80 vezes o tamanho de Manhattan.
De acordo com informações da Agência Espacial Europeia (ESA), o iceberg, chamado A-76, se soltou no lado oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne, que fica no mar de Weddell.
Quebra de iceberg gigante pode ser perigoso?
A notícia do desprendimento do imenso bloco de gelo pode soar alarmante, mas os cientistas afirmam que não existe risco relacionado ao fenômeno. Mesmo depois de derreter, o A-76 não será capaz, por exemplo, de elevar o nível do mar.
New giant #iceberg breaking away from the Ronne Ice Shelf 13-05-2021 roughly 160 km x 25 km satellite image from @polarview @CopernicusEU #Sentinel1 pic.twitter.com/LmacupcuUW
— Keith Makinson (@KeithMakinson1) May 13, 2021
O movimento do iceberg tampouco é resultado da mudança climática. Trata-se apenas do ciclo natural de sua formação na região, segundo os especialistas.
O iceberg A-76 foi avistado pela primeira vez pelo oceanógrafo polar Keith Makinson, integrante do centro britânico de Pesquisas Antárticas, informou a ESA.