Belo, imponente, extremamente veloz e… em grande risco de extinção. O guepardo, considerado o mamífero mais rápido do mundo por ser capaz de atingir até 112km/h, pode em breve desaparecer da face da Terra, segundo um recente estudo.
Guepardo corre risco de extinção
Estima-se que, atualmente, apenas 7 mil guepardos vivam livres na natureza. Antigamente, o felino era encontrado na Ásia e na África, mas de acordo com Cheetah Conservation Fund, mais de 1 mil filhotes foram retirados do continente africano na última década para serem ilegalmente vendidos como animais de estimação.

Um dos motivos que podem levar o guepardo à extinção está justamente em um de seus maiores trunfos: a velocidade. Por se deslocarem facilmente por grandes distâncias, acabam ultrapassando limites de regiões protegidas, virando alvo para ação de fazendeiros que querem proteger as áreas em que o animal normalmente caça. Carnívoro, o felino se alimenta de espécies como javalis e gazelas.
De acordo com os pesquisadores, o guepardo deve ser classificado como espécie ameaçada de extinção para que ações que promovam a conservação da no animal sejam definidas e colocadas em práticas o mais urgente possível.
Curiosidades sobre o mundo animal
- Existe uma espécie animal capaz de mudar de sexo até 20 vezes POR DIA
- Unicórnios já existiram sim, garante ciência; veja onde viveram
- Cobras já tiveram patas e podem voltar a ter, segundo geneticistas