Maquiagem e esmalte podem fazer com que a menopausa chegue mais cedo para você

Se você costuma observar sua mãe, tia ou avó que está enfrentando a menopausa e sofrer antecipadamente pensando: “Ah, minha nossa. Imagina só quando minha hora chegar!”, é melhor se preparar. Uma pesquisa feita pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, descobriu que o uso de alguns produtos de beleza podem antecipar a chegada da menopausa. 

Acontece que, ainda segundo o Estudo, rímel, batom, sombra e outros itens de maquiagem podem fazer mal à saúde da mulher. Assim como o laquê, os esmaltes e perfumes, os produtos de beleza possuem substâncias químicas que são tóxicas e reconhecidas como potenciais causadores de câncer, diabetes e obesidade. Além disso, eles também podem interferir direto no sistema reprodutivo da mulher, prejudicando a função dos ovários e antecipando o início da menopausa em até 2 anos.

Menopausa precoce: por quê?

A pesquisa da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, foi feita com base na análise de diversas substâncias químicas encontradas na urina das participantes.

Foram 111 substâncias químicas encontradas que incluíam toxinas reprodutivas conhecidas. Dentre elas, os ftalatos, encontrados em plásticos, artigos domésticos comuns, produtos farmacêuticos e de higiene pessoal, incluindo laquê, perfumes, maquiagem, esmaltes, sabonete líquido e aerossol; os bifenilos policlorados, em refrigerantes; surfactantes, em produtos de limpeza, por exemplo.

Os resultados revelaram que as mulheres com os níveis mais altos de ftalatos chegaram à menopausa 2,3 anos antes das outras. Algumas foram 15 anos antes do previsto, por volta dos 35 anos.

“Muito dessas exposições químicas está fora do nosso controle, porque estão no solo, na água, no ar”, explica Amber Cooper, autora do estudo.

Por isso é importante que a sociedade se eduque e reflita sobre as substâncias que estão presentes no nosso dia a dia, a fim de diminuir o uso de plásticos e de outros produtos domésticos que podem ser prejudiciais à saúde.

Ela orienta as pessoas não utilizarem plásticos dentro do micro-ondas, por exemplo, e também a prestarem atenção na composição dos produtos de higiene.

Sintomas da menopausa