Com a chegada dos smartphones, internet e games é muito comum encontrar crianças que sabem manusear um celular como ninguém e até conectar o videogame numa smartTV melhor que um adulto.
As brincadeiras dos anos 80 e 90 ficaram perdidas no passado, mas nós separamos algumas para matar a saudade da infância.
Leia também: 7 hábitos dos anos 90 que foram abandonados com a chegada das redes sociais
Relembre 8 brincadeiras do passado:
#1 Pular corda
A brincadeira era simples. Duas crianças batiam a corda para uma outra pular, se errasse a volta da corda perdia a vez. Quem não se lembra de: “Fogo, foguinho!?”
#2 Pular elástico
A brincadeira não era fácil. Duas crianças seguravam o elástico pelos pés e a terceira ficava pulando algumas combinações. Era proibido encostar no elástico ou deixá-lo escapar. O elástico ia subindo conforme o nível de dificuldade.
#3 Pião
Jogar pião exigia muita destreza e prática. Era preciso enrolar o peão com um barbante e jogá-lo no chão, para que ele girasse por determinado tempo. A competição era para mostrar qual pião parava por último. Tinha criança que conseguia fazer o brinquedo girar na mão e até nas costas do colega.
#4 Batata quente
A ideia era passar o “problema” para a mão do colega. Em uma roda, as crianças ficavam passando uma batata (ou qualquer objeto) de mão em mão, enquanto uma criança escolhida (de olhos tapados) falava “batata quente, quente, quente” e parava em “QUEIMOU!” A criança que estava com a batata na mão, perdia e ficava de fora do jogo.
#5 Elefante colorido
Uma criança escolhida começa a brincadeira falando: “Elefante colorido” e as outras respondiam “Que cor?”. A comandante pensava em uma cor para que o restante encostasse em algum objeto da cor selecionada. Se alguém fosse pego pela criança escolhida, antes de achar a cor, estava fora do jogo.
#6 Vivo ou Morto
Uma criança começa a brincadeira repetindo as palavras “Vivo e Morto” e as outras devem obedecer. Vivo você deveria ficar em pé, e morto, agachado. Se errasse a sequência, estava fora da brincadeira.
#7 Fui à feira
Como uma espécie de “continue a história”, a brincadeira começa com uma criança dizendo a frase “Fui à feira comprar banana“, por exemplo, e as demais participantes devem falar o mesmo, mas acrescentando uma fruta e as demais ditas pelos colegas. É proibido repetir ou esquecer de falar alguma fruta.
#8 Gato mia
A brincadeira começa quando o pegador ou escolhido deve contar até dez, (de olhos vendados ou no escuro) enquanto os outros, sem correr, vão se afastando dele. Quando a contagem acaba, o escolhido procura alguém. Ao encontrar, deve gritar: “Gato Mia”, então o outro mia, para que o pegador tente adivinhar de quem é a voz.