Nasa descobre novo planeta usando tecnologia do Google

A Nasa acaba de anunciar um grande achado feito pelo telescópio espacial Kepler com a colaboração de um novo tipo de tecnologia, o machine learning – resultado da parceria da agência espacial com o setor de Inteligência Artificial do Google. 

Trata-se da descoberta de um novo planeta, o oitavo do sistema solar da estrela Kepler-90. Parecida com o nosso Sol, ela fica a 2.545 anos-luz da Terra. 

Esse é o primeiro sistema estelar a ser descoberto que tem tantos planetas quanto o nosso. O planeta Kepler 90i é rochoso, quente, sua volta ao redor da estrela leva 14 dias e é improvável que ele tenha condições de abrigar vida. 

O que é machine learning e como ele descobriu um planeta?

O machine learning determina que o computador aprenda sozinho a identificar mudanças ou alterações depois de observar muitos padrões. Nesse caso, a tecnologia ajudou a descobrir um novo planeta, que antes passou despercebido. 

Nesse caso, a máquina aprendeu a identificar planetas ao analisar, nas informações obtidas pelo telescópio espacial, registros de sinais vindos de planetas fora do nosso Sistema Solar, ou seja, exoplanetas. 

Descobrir que essa tecnologia é capaz de feitos tão importantes abre novos caminhos para a exploração do universo. 

Entenda o Universo