Detectar objetos espaciais que podem ameaçar e causar danos à Terra é um dos principais focos da NASA e de outras organizações espaciais. E é exatamente por isso que a agência espacial norte-americana se prepara para realizar uma missão inédita: alterar a órbita de um asteroide.
Mudar órbita de asteroide pode proteger a Terra
E em 2022, a NASA testará sua tecnologia de alteração da posição natural de Dimorphos, que é uma lua que orbita o asteroide Didymos, que fica próximo à Terra. A demonstração, feita pela primeira vez na história, será útil para mecanismos futuros de defesa planetária.
O projeto, batizado DART, busca promover uma colisão proposital com o corpo celeste para alterar o movimento do asteroide no espaço. Em dois anos, Didymos e Dimorphos estarão relativamente próximos da Terra, considerado pela NASA um momento ideal para a missão.
De acordo com a agência espacial, Dimorphos foi escolhido para a missão porque seu tamanho é semelhante ao de asteroides que podem representar uma ameaça para o nosso planeta.
Os dados que serão coletados a partir da missão que vai alterar a órbita do asteroide serão usados para planejar estratégias de defesa para a Terra.
Os astrônomos pretendem entender, principalmente, qual é o tipo de força necessária que deve ser aplicada para que a órbita de um asteroide seja mudada quando ele oferece riscos de colisão com o nosso planeta.
Fotos impressionantes da NASA
- Astronauta da NASA mostra como é o litoral de São Paulo visto do Espaço
- NASA revela estranhas fotos capturadas em Marte e novas dúvidas surgem sobre o planeta
- NASA mostra a diferença entre pôr do sol visto da Terra e de Marte