Pessoas com olhos azuis são mais propensas ao alcoolismo; entenda

por | jul 26, 2016 | Ciência

ThinkStock

A cor dos seus olhos depende de uma herança genética que vem dos seus pais.

Aqueles que possuem olhos claros são uma minoria e quem sabe seja por isso que são parte do ideal de beleza do mundo ocidental.

Mas a característica pode não ser tão boa assim. Segundo estudiosos, quem tem olhos azuis tem mais propensão a sofrer de alcoolismo.

O vício em álcool

ThinkStock

Os olhos azuis evidenciam a ausência de melanina, que é a substância que dá cor aos olhos. Um estudo realizado por especialistas em microbiologia e genética molecular da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, concluiu que as pessoas  com olhos azuis apresentam maior propensão a sofrer de alcoolismo.

Não se trata de uma diferença tão grande, mas o suficiente para confirmar a existência de uma relação genética  entre os características físicas e o vício, que acontece por meio dos mesmos cromossomos responsáveis por determinar a cor dos olhos, por exemplo.

No estudo realizado, participaram mais de 10 mil pessoas pertencentes a raças e olhos variados. O único requisito foi já ter sido diagnosticado alguma vez com qualquer enfermidade mental.

Os resultados foram separados por idade, sexo, lugar de nascimento e ascendência. Mais de 1200 dos participantes eram descendentes de europeus e seus olhos eram azuis.

Os cientistas realizaram três revisões para assegurar que a relação entre os dados estavam corretos.

Mas qual a relação entre o álcool e os olhos?

ThinkStock

As pessoas com olhos azuis e ascendência europeia mostraram uma maior propensão a sofrer de alcoolismo em relação a quem tem olhos escuros.

As pessoas com olhos verdes também tem mais possibilidades de desenvolver o vício pelo álcool, ainda que em menor quantidade.

Apesar das pesquisas indicarem o fato, os estudiosos explicam que é uma pequena quantidade de pessoas que têm olhos azuis e são alcoólatras.  

Outra teoria dos pesquisadores é que a culpa não é dos olhos azuis. O que influencia são as condições sociais e econômicas em que as pessoas de olhos azuis vivem.

Os cientistas esclarecem que não é preciso se assustar caso você tenha olho azul. Eles orientam a buscar casos de alcoolismo na família, que são fatores que causam mais riscos e indicam com mais propriedade se uma pessoa é vulnerável à doença ou não.