Se você, apesar de conhecer as maravilhas da maternidade, sentiu que o período de gestação foi complexo e exaustivo, acredite: poderia ser pior.
O elefante é o animal que possui o maior tempo de gravidez entre todos os mamíferos: a fêmea passa quase dois anos esperando seu filhote. Dá até pena, né?
Abaixo, entenda porque a gestação do elefante é tão longa.
Quanto tempo dura a gestação dos elefantes
Em média, o período de gestação de um elefante é de 680 dias, ou seja, 97 semanas. O tempo pode ser considerado uma verdadeira eternidade se pensarmos que, entre os seres humanos, a gravidez dura cerca de 40 semanas (97 semanas é mais do que o dobro!). Mas como a natureza é sábia, a longa espera não acontece à toa ou sequer está relacionada ao tamanho do animal.
De acordo com reportagem da revista científica Science, os elefantes demoram para nascer porque já vêm ao mundo com um cérebro em desenvolvimento muito avançado, podendo compreender como funciona a manada e como se alimentar, ensinamentos essenciais para a sobrevivência da espécie.
Mesmo nascendo mais “inteligentes”, os elefantes filhotes ainda vão precisar contar com cuidados da mãe e um círculo de proteção da manada. Além disso, mamam até os 3 anos de idade antes de começarem a se alimentar com raízes, frutas, sementes e capim. O elefante gera apenas um filhote por vez, em 99% dos casos, sendo que 1% restante corresponde ao nascimento de gêmeos.
Curiosidades do mundo animal
- Existem animais que vivem sem oxigênio; veja quais são e como é possível
- Os 5 animais mais fortes do mundo em relação ao próprio tamanho
- 10 coisas surpreendentes que os animais fazem com seus bebês