A fama de que os japoneses ficam vermelhos quando bebem é tão real que, em inglês, a reação de ficar com o rosto avermelhado após o consumo de álcool é conhecida como “asian flush”, justamente em menção à essa característica especialmente asiática. O rubor, principalmente aparente nas bochechas e testa, é causado pela dilatação dos vasos sanguíneos do rosto – e do corpo inteiro. Mas por que isso acontece só com os japoneses?
Por que bebida alcoólica causa vermelhidão?
O álcool é tóxico para o seu corpo. Quando você ingere bebida alcoólica, seu corpo tenta transformá-lo em algo não-tóxico. Então, primeiro ele é convertido em acetaldeído (tóxico) e depois em ácido acético (principal componente do vinagre). Este metabolismo do álcool ocorre principalmente no fígado, por isso que beber em excesso causa danos irreversíveis.
Essa conversão do álcool em acetaldeído é mediada por enzimas – enzimas são proteínas que ajudam a acelerar uma reação – chamadas álcool desidrogenases (ADHs). A partir daí, outro conjunto de enzimas decompõe os acetaldeídos em ácido acético, que são chamadas de desidrogenases de acetaldeído (ALDHs).
O problema é que algumas pessoas carregam mutações nas enzimas ADHs ou nas ALDHs ou ambas. Algumas mutações em ADHs aumentam suas habilidades e, como resultado, mais acetaldeído (tóxico) é produzido. Outras mutações nos ALDHs causam ALDHs mais lentas ou não funcionais, e o acetaldeído acaba se acumulando no corpo. Em ambos os casos, esse acúmulo de acetaldeído resulta em rubor, náuseas e aumento da frequência cardíaca, à medida que o seu corpo reage contra a substância tóxica.

E por que em asiáticos?
Mutações em ADHs e ALDHs que causam reação de rubor raramente são encontradas em pessoas de origem europeia ou africana, enquanto são frequentemente encontradas em pessoas de origem asiática. Por exemplo, até 30% dos asiáticos são considerados portadores de ALDHs deficientes.
Os estudos mostram ainda que pessoas com mutações de ADH ou ALDH que sofrem com acúmulo de acetaldeído são menos propensas a abusar do álcool, provavelmente por causa dos efeitos colaterais desconfortáveis. Porém, também têm demonstrado que os alcoólicos com mutações que inativam ALDHs têm maiores riscos de danos orgânicos, como o câncer do trato gastrointestinal.
Mais curiosidades sobre bebidas alcoólicas
- 6 bebidas que contêm glúten e sabotam sua dieta
- Quanto AÇÚCAR você ingere quando bebe cerveja, vinho, vodka?
- Álcool prejudica corpo das mulheres mais do que dos homens