Qual a diferença entre blended e single malt? Conheça os tipos de uísques

Thinkstock

O que manda na qualidade do uísque é o tempo em que ele é maturado no barril, certo? Não necessariamente. A maioria das pessoas sabe que 8, 12, 15 anos que acompanham os rótulos equivalem ao período de armazenamento do uísque em barris, que muda suas cores e  características, como aroma e sabor. Mas nem sempre isso garante a qualidade do uísque ou a sua “nobreza”.

Carregamentos de uísque serão enviados para o espaço; saiba mais

Não dá para dizer que single malt é melhor do que bourbon ou vice-versa. Vai do gosto de cada um. Por exemplo, qual a diferença entre um uísque “blended” e um “single malt”? O “blended” é o mais comum de encontrar, principalmente no Brasil, porque agrada mais aos paladares. Blended nada mais é do que uma mistura de maltes da cevada e grãos (como milho, centeio e trigo) para que o sabor fique mais palatável para o consumidor comum. Os mais comuns são escoceses.

Já o single malt é feito apenas com um malte só (geralmente de cevada). Com ele há muito mais chances de o sabor ser único, o que é considerado “mais especial” pelos entendedores de uísques. Os mais comuns são escoceses, mas há até uísque japonês nesta seleta lista. Outro fator que faz o single malt ser mais caro e mais respeitado entre os entendidos está ligado ao tempo e à complexidade de sua produção. Um entendedor de uísque pode apreciar um single malt e dizer qual sua região de produção. A mesma informação é muito difícil se pensarmos em um uísque blended, pois há uma grande mistura de elementos para chegar àquele sabor. Então, na teoria, um single malt é mais nobre que um blended. Mas isso é bem relativo. Há cinco regiões produtoras de uísque na Escócia e é possível determinar a diferença entre os uísques de cada região pelo sabor e o aroma. São elas: Highlands, Lowlands, Islay, Speyside e Campbeltown.
Já o Bourbon é feito de milho, e não de cevada. Daí seu sabor mais adocicado. Foi criado nos Estados Unidos, em estados como Kentucky e Tennesse. (Quase todo mundo já ouviu falar ou viu um rótulo de Jack Daniels, o bourbon mais exportado do mundo).

Embora menos comum, principalmente no Brasil, existe também o rye uísque, feito de centeio. Fabricado no Canadá e nos Estados Unidos, tem baixo potencial de exportação.
Conheça algumas das marcas mais conhecidas conforme os tipos e saiba o que está comprando/bebendo:

Blended: Johnny Walker (Red Label – 8 anos, Black Label – 12 anos, Green Label – 15 anos, Gold Label – 18 anos, Blue Label – 21 anos), Buchanan’s, Chivas Regal, Old Parr, Dimple, J&B, Balantines
Single Malt – Glenfiddich, Glenlivet, Old Puteney, Glendronach, Aberlour, Glen Garioch, Macallan
Bourbon – Jack Daniels, Jim Bean, Maker’s Mark, Wild Turkey, Four Roses Bourbon, Woodford Reserve, Heaven Hill, Town Branch
Rye Uísque – Masterson’s 10 Year Old Straight Rye Whiskey, Sazerac 18 year Rye, Journeyman Ravenswood Rye, Whistlepig Straight Rye Whiskey, Michter’s US*1 Single Barrel Rye, Van Winkle Family Reserve Rye 13 year, Knob Creek Rye Whiskey