
Por mais curioso que pareça, não há um número exato de músculos no corpo. Basicamente porque as opiniões dos conhecedores do tema mudam no que diz respeito à definição sobre o que constitui um músculo.
Alguns especialistas dizem que existem 639 músculos no total, outros afirmam existir mais do que isso. Os músculos estão dentro do sistema muscular, formado por tecidos e fibras responsáveis para o movimento do nosso corpo.
Apesar de haver desavenças sobre a quantidade exata de músculos, eles são sempre categorizados de três maneiras diferentes: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso.
Tipos de músculos do corpo

Os músculos estriados esqueléticos são aqueles que o corpo pode controlar de forma consciente. Estes músculos incluem os faciais e as fibras musculares que movem todos nossos ossos do nosso corpo. São neles que sentimos dores em atividades físicas ou em movimentos bruscos.
Os músculos lisos são músculos controlados pelo sistema nervoso autônomo. São diferenciados dos estriados pela aparência e por não possuir fibra muscular nem as fibrilas que os músculos estriados possuem. Estão presentes nos órgãos internos, incluindo o sistema digestivo e as glândulas secretoras. Não podemos mover os músculos lisos com esforços conscientes.
Por último, o músculo estriado cardíaco é o que compõe o coração. Mesmo com a aparência similar aos estriados esqueléticos, os cardíacos movem-se involuntariamente. Estes músculos trabalham juntos para levar o sangue desde o coração para o resto do corpo.
Os músculos mais utilizados estão nos olhos e são responsáveis por piscar, o que pode acontecer voluntariamente ou involuntariamente e isso ocorre cerca de 100 mil vezes por dia.
