Saiba quais são as 10 cidades mais poluídas do mundo

Thinkstock

Índia e Paquistão concentram as cidades com pior qualidade do ar do planeta. Apesar de toda a cruzada mundial em busca de amenizar os índices de poluição, há uma lista de cidades que caminha na direção contrária e só piora. Esta lista foi elaborada de acordo com a presença de partículas PM 2.5, provenientes de carros, fábricas, chaminés e metais, entre outros.
O máximo não deveria passar os 10 microgramas por metro cúbico e a forma de expressá-los é ug/m3.  Para este ranking foi considerada a média de ug/m3 por ano.

Confira a lista:

10 – Lucknow (Índia)

Thinkstock

Lucknow não honra o nome (luck é sorte em inglês). Nona cidade mais povoada da Índia e tem um ug/m de 3:96. Caótica, a má infraestrutura do transporte é a principal responsável  pela contaminação.

9 – Ahmedabad (Índia)

Thinkstock

A sexta maior cidade da Índia é um dos polos industriais mais importantes do país, com um desenvolvimento crescente nos últimos anos e tem um ug/m 3:100. O grande causador da poluição na cidade são as construções.

8 – Khorramabad (Irã)

Thinkstock

Com mais de 300 mil habitantes, Khorramabad pode ser considerada uma cidade pequena, mas seu ug/m 3:102 faz com que seu ar seja impossível de respirar. Apesar de o Irã não entregar muitas informações, é uma zona com indústrias com alto índice de contaminação, como a de petróleo e a automotiva.

7 – Rawalpindi (Paquistão)

Thinkstock

Uma cidade que, apesar de não ser a maior do país, está entre as que crescem mais rápido. Rawalpindi, com um ug/m 3:107, é uma zona de indústrias têxteis e um desenvolvimento automobilístico cujas emissões de poluentes são responsáveis por tanta contaminação.

6 – Peshawar (Paquistão)

Thinkstock

Peshawar tem a honra de ser uma das cidades mais antigas da Ásia e a desonra de estar em sexto na lista de mais poluídas, com um ug/m 3:111. As principais razões seriam a alta queima de resíduos industriais e um grande parque automotivo sem a manutenção necessária.

5 – Karachi (Paquistão)

Thinkstock

Karachi é a maior e mais povoada cidade do Paquistão, além de ser a mais contaminada do país, com um ug/m 3:117. O crescimento rápido e desordenado desta cidade, com construções precárias, veículos mau estado de conservação e grandes emissões de poluentes sem controles da indústria são os principais responsáveis pelo alto índice.

4 – Raipur (Índia)

Thinkstock

Graças a sua orientação industrial, que se baseia em minério, combustível, carvão e aço, Raipur tem um ug/m de 3:134.

3 – Gwailor (Índia)

Thinkstock

Próxima de Deli, Gwailor tem um ug/m de 3:144. Seu alto nível de poluição se deve ao fato de ser um centro industrial muito importante no país, onde se misturam diferentes processos produtivos e seus efeitos tóxicos para o ar.

2 – Patna (Índia)

Thinkstock

Com dois milhões de habitantes, ninguém imaginaria que uma cidade com este porte pequeno para os padrões indianos estivesse tão contaminada, com um ug/m 3:149. A culpa seria do boom industrial, construções e muitos veículos.

1 – Deli (Índia)

Thinkstock

Deli, a segunda cidade mais povoada da Índia, é a mais contaminada do mundo, com ug/m 3:153. Estas partículas tóxicas têm sua origem na alta quantidade de veículos e indústrias da metrópole. Por que nove das dez cidades mais poluídas do mundo estão na Índia e Paquistão? Tratam-se de dois países que experimentaram grande crescimento industrial nas últimas décadas, sem planejamento urbano nem políticas ambientais que evitem que os dejetos poluam o ar.
Até poucos anos atrás, a China era líder entre os países com maior poluição, mas uma intervenção das autoridades fez com que os índices melhorassem, mas muitas de suas cidades ainda não estão muito longe deste top 10.