O Sol é uma grande bola de fogo com… buracos! Você sabia? Nem a gente… Mas a Nasa sempre soube disso.
De acordo com a agência espacial, os buracos são invisíveis aos olhos humanos. Eles são considerados uma das áreas mais interessantes da estrela e só podem ser vistos com alguns tipos de luzes ultravioletas.
Perigos do Sol: buracos coronais
O Sol possui diversas áreas vazadas, os chamados buracos coronais, que são regiões mais frias, e portanto, mais escuras.
Acredita-se que esses buracos escondem diversos mistérios da estrela, desde a aceleração dos ventos solares até o nascimento de nuvens de material solar explosivas, por isso são tão estudadas. Veja o vídeo publicado pela Nasa:
https://www.instagram.com/p/BNphwiGFpfV/?taken-by=nasa
Esses buracos permitem que ventos solares quentes do seu interior escapem a altas velocidades. Essas “escapadas”, no entanto, podem até ser boas para o Sol, mas nem tanto assim para o resto do Universo.
Apesar de poderem causar efeitos como as auroras polares – fenômeno que ilumina de brilhos a noite nos céus das regiões polares (foto abaixo) – , elas também podem gerar tempestades geomagnéticas, capazes de destruir satélites em órbita e até redes elétricas. Mas, segundo a Nasa, nada grave deve acontecer ao planeta.

Curiosidades do Sol
- Se todas as estrelas morrem, o sol pode desaparecer? O que aconteceria?
- Você nem imaginava, mas vivemos dentro do Sol; Veja mais fatos incríveis
- Como podemos nos salvar se o Sol “morrer”? Descubra