Um físico estimou de quanto tempo seria a queda em um buraco que atravessa a Terra

Se você encontrasse um buraco que atravessa toda a Terra e quisesse chegar ao outro lado do planeta, tem ideia de quanto templo levaria para completar a queda? Diante da magnitude do nosso planeta, poderia imaginar um longo e demorado trajeto, mas saiba que seria capaz de concluir o processo em um período bastante curto.

Atravessar a Terra demoraria pouco mais de meia hora

De acordo com os cálculos mais recentes sobre a hipótese, feitos pelo físico Alexander Klotz, da Universidade McGill, em Montreal, usando um modelo realista da Terra, a queda para atravessar toda a Terra levaria apenas cerca de 38 minutos e 11 segundos.

ShutterStock

Klotz baseou suas contas na estrutura interna do planeta partir de dados sísmicos. Enquanto a crosta da Terra tem uma densidade inferior a cerca de 3 gramas por centímetro cúbico, seu centro possui uma densidade média de 13 gramas por centímetro cúbico.

A densidade do planeta não se eleva de forma direta quanto mais se aprofunda. O físico então apresentou os números supondo que que a força da atração gravitacional da Terra era uniforme em todo o planeta e igual ao seu valor na superfície.

Esta suposição, segundo cientista, funciona porque a gravidade da Terra só muda cerca de 10% à medida que você se aprofunda – primeiro mais forte, depois mais fraco – como os primeiros 3 mil quilômetros.

Então, se você começar a cair e aumentar a velocidade, quando você chegar a uma região na qual a gravidade é significativamente diferente do seu valor de superfície, você estará indo tão rápido que passaria muito pouco tempo nesta região. Os dados foram apresentados por Klotz no periódico científico American Journal of Physics.

Curiosidades sobre os planetas