Vinagre e suas mil e uma utilidades: além de ser um delicioso tempero para saladas, ele também é conhecido por sua eficiência na limpeza da casa. É isso mesmo. Com poder bactericida e desengordurante, o vinagre é capaz de tirar mofo do armário, limpar a geladeira e até limpar vômito.
Mas, você sabe qual é o composto químico do vinagre que tem esse poder “limpa tudo”? Conversamos com professores de Química para decifrar como ele funciona – e eles nos revelaram um tipo de superfície em que não é indicado passar o produto.
Vinagre para limpeza

Onde usar
O vinagre tem em sua composição cerca de 4% de ácido acético (C2H4O2), também conhecido como ácido etanoico. É por isso que uma solução de vinagre e água pode ser a resposta para seus problemas caseiros.
Dissolvido na água, o vinagre serve até como amaciante caseiro (para uma máquina de 8 kg cheia, coloque pelo menos 150 ml de vinagre).
Se você quiser potencializar a limpeza da sua casa com soluções caseiras, o bicarbonato de sódio também é um grande aliado.
Como ele atua
Ele é uma opção ácida para eliminar, por exemplo, odores causados por substâncias alcalinas (substâncias com pH básico). Por isso, ele consegue tirar o mau cheiro do peixe e de frutos do mar.
Se você não conseguiu limpar alguma área com os produtos à base de amoníaco, o vinagre também pode ser sua salvação.
“A dica é usá-lo na limpeza de superfícies onde os produtos de limpeza a base de amoníaco não funcionou. Isso porque o amoníaco é uma mistura de água e amônia, que é uma base”, explica o professor de Química Fábio Augusto Valiante, do Colégio Anglo Indaiatuba.
Para evitar manchas, o mais indicado para limpeza é o vinagre branco, pois não contém corante e nem aromas de frutas.
Onde não usar
O professor de Química Clayton Moreira Rosman, da escola Dínamis, destaca que o vinagre não deve ser usado para limpar superfícies de mármore.
“O ácido reage com o mármore, desgastando-o. A impressão de limpeza do mármore com vinagre é na verdade a ‘corrosão’ da superfície, que se desfaz. Por isso, a sujeira se solta. Porém, se usado com frequência, vai acabar por corroer demais a superfície que, ao invés de ficar lisa, começará a apresentar um aspecto rugoso e opaco”.
Uma solução eficiente para limpar mármore é usar sal refinado e água oxigenada. Sobre a mancha, polvilhe o sal e aplique água oxigenada na proporcionalmente. Deixe agir por 2 minutos e retire com papel toalha.
Segredos da limpeza