A geração das redes sociais e do compartilhamento da vida pessoal é vista, naturalmente, como mais narcisista. Porém, estudos na área da psicologia identificaram outra causa para esse comportamento – e ela está na televisão.
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia entrevistaram 565 estudantes, perguntando a quantidade de horas diárias em que eles assistiam TV, assim como os gêneros dos programas preferidos.
A média das respostas foi 3 horas e meia em frente à televisão, e a maioria das pessoas preferia reality shows, programas esportivos, políticos ou atrações de ficção.
Depois, a pesquisa envolveu o questionário Narcissistic Personality Inventory, no qual deve-se escolher, entre 40 pares de frases, as que mais geram identificação, relacionadas ao comportamento.
Os autores concluíram que atitudes narcisistas são mais presentes em quem assiste à televisão frequentemente.
A relação entre narcisismo e reality shows é a preocupação com a imagem. As pessoas são incentivadas a mostrar um lado que nem sempre condiz com a realidade, pois nos programas os participantes têm suas vidas expostas.
As redes sociais também promovem esse tipo de comportamento, pois a aparência é muito valorizada. A psicóloga canadense Soraya Mehdizadeh observou 100 usuários do Facebook e a frequência das atividades na rede.
Também usando o Narcissistic Personality Inventory, ela percebeu que tanto narcisistas quanto pessoas com baixa autoestima são as que mais passam o tempo no Facebook.
Se você curte reality shows, conheça os 9 programas mais cruéis… até agora