Tirar a roupa? Pode. Fotografar? Não pode! Nadar sem roupa também está liberado, mas nada de usar assentos comuns sem proteção higiênica. Pois é. Quem quiser visitar uma praia de nudismo precisa saber que existem regas de comportamento que ajudam a manter o bom relacionamento entre os visitantes.
Portanto, antes de tirar a roupa em uma desses espaços, fique atento ao que pode ou não fazer, segundo as normas da Federação Brasileira de Naturismo (FBRN).
Regras nas praias nudistas
Estar em uma área ou praia nudista pode ser libertador, mas, mesmo para ficar pelado, há algumas regras gerais de comportamento. Atos sexuais, ingestão exagerada de bebida, consumo de drogas ilícitas, por exemplo, estão na lista de atitudes inaceitáveis nos clubes, praias e espaços nudistas ao redor do mundo. O que cabe é o respeito, sempre! Tanto a outros visitantes, quanto ao meio ambiente e à filosofia naturista.
Também há regras específicas para garantir a harmonia entre os naturistas que, se não cumpridas, podem provocar desde advertência ao frequentador até expulsão das áreas filiadas à Federação. Veja a seguir algumas normas de conduta:
O que não pode fazer
- Praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas;
- Fotografar ou filmar outros naturistas sem a devida autorização;
- Constranger outros frequentadores com práticas inadequadas;
- Usar os assentos de uso comum sem colocar proteção higiênica;
- Discriminar ou desrespeitar os outros naturistas;
- Ficar vestido em locais e horários exclusivos de nudismo. É liberado somente que as mulheres façam topless durante seu período menstrual.
Onde ficam as praias nudistas brasileiras
No Brasil, há oito praias nudistas oficiais, além de outras áreas dedicadas a quem prefere ficar nu, em contato com a natureza e longe dos padrões sociais.
São elas: Rio de Janeiro (Praia Olho de Boi e Praia do Abricó), Santa Catarina (Praia de Pedras Altas, Praia de Galheta, Praia do Pinho), Espírito Santo (Praia Barra Seca), Bahia (Praia de Massarandupió) e Paraíba (Praia de Tambaba).
Fora destes locais reservados ao naturismo, ficar nu em público caracteriza o crime de ato obsceno – e a pena vai de três meses a um ano de prisão ou multa.
Mais sobre nudez
- Fotos pelados: Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert mandam nudes para apimentar relação
- Sem vergonha? Teste mostra se você fica à vontade com nudez e seu corpo
- Clipe da Rihanna: cantora mostra seios e vídeo é definido como “inapropriado”