Crianças que vão mais à praia e brincam no mar se tornam adultos mais felizes, diz estudo

Desenvolver a cognição, aprender a socializar e entender mais sobre as próprias habilidades são alguns dos pontos que comprovam a importância de brincar durante a infância. Assim como os tipos de brincadeira são diversos, os locais propícios também: a praia e o mar são alguns deles.

Muitas famílias vão aos litorais no final do ano e fazem a alegria dos pequenos e, segundo um estudo publicado no The Journal of Environmental Psychology, elas estão certas! O contato com o mar faz bem à saúde mental infantil, impactando diretamente no adulto que ela irá se tornar.

Benefícios do mar para as crianças

Promovido por pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, o estudo focou em analisar os benefícios do mar para as crianças. Após colher informações de crianças de 18 países, a conclusão foi de que as sensações do balanço, barulho das ondas, além da luminosidade, proporcionam um bem-estar especial, como em nenhum outro ambiente.

Além disso, o contato com o mar na infância propicia a associação de alegria a outros espaços verdes e ao ar livre em geral, como rios e cachoeiras, construindo um hábito a longo prazo. Afinal, é possível também estimular a criatividade das crianças com brincadeiras (com supervisão diante do mar e sol, claro), assim como os vínculos e memórias afetivas com a família.

Vale lembrar que estar próximo da natureza promove a melhora do bem-estar e da saúde mental dos adultos. Sendo assim, o estudo ainda evidencia que o costume que pode ser construído na infância está relacionado a uma menor incidência de distúrbios de saúde mental durante toda a vida.

Cuidados com crianças na praia

shutterstock_78311089

Para aproveitar todos os benefícios do ambiente com os pequenos, é importante estar atento a alguns pontos:

  • Não deixe a criança sozinha no mar, nem mesmo nos locais rasos – invista em boias de braços para as menores, mesmo quando você estiver por perto;
  • Abuse do protetor solar e estimule as crianças a ficarem embaixo do guarda-sol;
  • Esteja atento para que a criança não ingira areia;
  • Mantenha a hidratação, ofereça bastante água.

Infância