null: nullpx
planetário do ibirapuera-Mulher

Planetário do Ibirapuera tem programa especial para 1º eclipse lunar do ano: como participar?

Atividades gratuitas, telescópios, aulão de yoga sob o luar e até comes e bebes farão parte de uma verdadeira "virada astronômica" no parque
Publicado 13 Mai 2022 – 11:17 AM EDT | Atualizado 13 Mai 2022 – 11:18 AM EDT
Reações
Compartilhar
Lua de sangue e eclipse lunar total estarão visíveis por todo o Brasil neste domingo (15). Crédito: ePhotocorp / iStock

Para celebrar o primeiro eclipse lunar total de 2022, o Planetário Ibirapuera, em São Paulo, realizará um evento especial com espaço de atividades e sessões especiais, ao vivo e gratuitas, além de observações lunares com telescópio.

O evento acompanha o momento do eclipse, entre 15 e 16 de maio. Administrado pela Urbia, o espaço contará com máximo conforto para receber os fãs de astronomia.

Eclipse lunar no Planetário Ibirapuera

O evento no Planetário Ibirapuera comemora o primeiro eclipse lunar total do ano. As atividades são divididas em vários horários e alguns pedem agendamento prévio.

As observações com telescópios apontados para a lua começam às 19h do dia 15 de maio, seguindo até às 3h de 16 de maio. Durante esse período, os visitantes poderão acessá-los pelos portões 3 e 10 do Parque Ibirapuera.


Duas sessões especiais chamadas "Tem uma sombra na Lua" acontecerão dentro do Planetário, às 19h e 21h do domingo. Com duração de aproximadamente 40 minutos cada, os espetáculos promovem uma imersão no fenômeno. Os ingressos são gratuitos e devem ser adquiridos pelo site do Planetário.

A partir das 22h, várias sessões da atividade "O Céu do Eclipse Lunar" estão marcadas, com intervalos de 30 minutos e duração de 15. O objetivo das sessões é orientar os espectadores sobre o eclipse. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), também disponíveis pelo site do Planetário ou na bilheteria.

Aulas de yoga também acontecerão sob o luar, às 0h20 e 1h20, de forma gratuita. Cada aula terá duração de 40 minutos. Para participar, é necessário levar seu próprio tapete.

A contemplação e observação da Lua, com auxílio de telescópios que estarão posicionados na Rosa dos Ventos, é gratuita e não exige agendamento. Outro espetáculo esperado é a projeção ao vivo do eclipse lunar na fonte do lado, próxima ao portão 9.

Durante todo o evento, carrinhos com comidas e bebidas estarão disponíveis nas proximidades do Planetário, com opções variadas para todos os gostos. Astrônomos do Planetário também estarão a postos para esclarecer dúvidas sobre o fenômeno.

O primeiro eclipse lunar total de 2022

O primeiro eclipse lunar total do ano é um dos fenômenos mais aguardados pelos fãs de astronomia. O evento, que acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o nosso satélite natural, é um dos favoritos do público.

Ele vem acompanhado de outro fenômeno muito admirado: a lua de sangue! O fenômeno consiste na lua adquirindo um tom avermelhado, decorrente também das mudanças de luz em direção ao astro.

Acompanhe todos os fenômenos visíveis no Brasil em 2022 com o nosso calendário astronômico!

Mais notícias sobre a Lua

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse