Por conta de suspeita de fraude, contas da poupança social digital da Caixa Econômica Federal foram bloqueadas. É por meio dessa conta que trabalhadores recebem benefícios como o auxílio emergencial.
De acordo com a Agência Brasil, os usuários do aplicativo Caixa Tem que tiverem a conta poupança bloqueada deverão se apresentar em uma agência bancária com documento de identidade para regularizar o cadastro.
Suspeita de fraude
A Caixa não informou quantas contas foram bloqueadas. Em entrevista à Infomoney, porém, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, declarou que cerca de 5% dos beneficiários do auxílio emergencial foram bloqueados, ou algo em torno de 3 milhões de pessoas.
A área de segurança da Caixa monitora continuamente as contas e os acessos e, em caso de suspeita, realiza o bloqueio preventivo, explicou a instituição.
Brechas de segurança no início da implementação do auxílio emergencial, entretanto, teriam facilitado o acesso de hacker a milhares de contas. Pedro Guimarães afirmou que o problema já foi corrigido, mas pessoas honestas acabaram sendo prejudicadas e, agora, terão de comprovar a própria identidade para voltar a receber o benefício.