Dona do reinado mais longo do Reino Unido, a rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos em sua residência de férias na Escócia, o palácio de Balmoral. Com isso, o príncipe Charles, filho da rainha, já passa a ser rei mesmo antes da coroação – e, apesar de muita polêmica envolvendo o futuro título de Camilla, esposa de Charles e duquesa da Cornualha, seu próximo papel como membro da família real já foi oficializado.
Charles já é rei e título de Camilla muda
Após a morte da rainha Elizabeth II, sua mãe, nesta quinta-feira, o príncipe Charles, também conhecido como príncipe de Gales e duque da Cornualha, passa a ser rei. Filho da rainha, ele é o próximo na linha de sucessão e, de acordo com a unidade da Universidade College London responsável por rigorosas pesquisas sobre a constituição britânica, ele se tornou rei no momento em que Elizabeth II faleceu. Como regra, a transferência do título ocorre automaticamente sob uma regra chamada, em latim, de “rex nunquam moritur” (“o rei nunca morre”).
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
” A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde.
O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornam à Londres amanhã“.
A coroação, por outro lado, ainda levará tempo para acontecer, de forma a não coincidir com o período de luto. Seguindo a chamada “ Operação London Bridge”, protocolo estabelecido há décadas para este acontecimento, o Reino Unido permanece em luto por 12 dias, com a bandeira a meio mastro. Sendo assim, após a morte de um monarca, a coroação tende a ocorrer meses depois – e a previsão é que Charles celebre a transição de títulos apenas daqui a cerca de um ano.
Além disso, em respeito à princesa Diana, que morreu em 1997 durante um acidente de carro em Paris enquanto ainda era casada com o príncipe Charles, havia muita discussão sobre o título que receberia Camilla, atual duquesa da Cornualha e esposa do príncipe desde 2005. Apesar de especulações de que ela permaneceria sendo princesa, porém, a família real já oficializou que, a partir de agora, Camilla é rainha consorte – título dado à esposa de um monarca reinante.