null: nullpx
clima-Mulher

Sinais de um inverno congelante? Sul e sudeste têm risco de geadas e manhãs a 0ºC

Preparem os casacos! As temperaturas seguem baixas e podem anunciar um dias ainda mais frios.
Publicado 13 Jun 2022 – 01:10 PM EDT | Atualizado 13 Jun 2022 – 01:10 PM EDT
Reações
Compartilhar
Sul e sudeste podem ter geadas nesta semana. Crédito: BertonhaFB / iStock

Com a chegada de uma nova frente fria que avançou sobre o sul do país na última sexta-feira (10), uma forte massa de ar polar derrubou as temperaturas ao centro-oeste, sul e sudeste. As temperaturas baixas, que caíram intensamente no último fim de semana, seguirão em baixa, aumentando o risco de geadas em algumas partes do país.

Geadas no Sul e Sudeste

A queda de temperaturas aumentou a chance de geadas em várias cidades do Brasil. Enquanto o fenômeno já foi observado entre sábado (11) e domingo (12) no Sul do país, algumas cidades em outras regiões também poderão passar pelo mesmo nos próximos dis.

Segundo a Climatempo, o risco de geada está elevado no Sul e aumenta em algumas áreas dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Há previsão para a Serra da Mantiqueira, extremo sul de Minas e sul de São Paulo. Cidades entre Campinas, Pirassununga e Franca podem registrar geadas pela manhã.

No Sul, o amanhecer gelado trouxe temperaturas abaixo de 0ºC no fim de semana, que devem persistir. O risco de geadas pelas duas regiões segue até quarta-feira (15), perdendo intensidade no sudeste já na terça (14).

Previsão do tempo para junho pode antecipar inverno rigoroso


O inverno só começa oficialmente em 21 de junho, se estendendo até 22 de setembro, mas a queda brusca de temperaturas desde maio pode ser o prenúncio de uma estação de muito frio.

De acordo com análises da Climatempo, as ondas de frio que passaram pelo país este ano podem indicar um inverno intenso, mas não obrigatoriamente fará frio o tempo todo.

Meteorologistas da agência ponderam que o frio poderá ser pior no sul e em partes do sudeste e centro-oeste. Isso pode acontecer pela frequência de massas polares que atravessaram o país este ano.

Um alerta importante é de que, até o fim de julho, o Brasil possa experimentar uma segunda onda de frio congelante, como a vivenciada na segunda quinzena de maio.

Por enquanto, o clima na cidade de São Paulo se mantém estável. Desta segunda (13) até quarta-feira (15), a média de temperatura, segundo a Climatempo, varia entre mínimas de 7ºC a 10ºC e máximas entre 16ºC e 19ºC.

No feriado de Corpus Christi, as temperaturas devem subir um pouco na capital paulista. Entre quinta (16) e domingo (19), as mínimas se mantém entre 12ºC e 15ºC, com máximas que podem chegar a 25ºC na sexta-feira (17). Algumas pancadas de chuva também são esperadas para o fim de semana.

Frio em São Paulo

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:clima-Mulherfrio-Mulher

Mais conteúdo de interesse