Como eleições vão atrapalhar horário de verão? Que dia começa e quando termina?

por | set 25, 2018 | Notícias

Neste ano o horário de verão brasileiro vai começar mais tarde por causa das eleições presidenciais que acontecem no mês de outubro e, ao que tudo indica, terá segundo turno.

Horário de verão 2018: quando começa?

Geralmente o brasileiro, em 10 estados mais o Distrito Federal, tem que adiantar em uma hora os ponteiros do relógio no terceiro domingo do mês de outubro. Só que neste ano as eleições geraram uma alteração.

A mudança foi feita a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para não atrapalhar a apuração da votação das eleições, já que o primeiro turno será em 7 de outubro e o segundo, dia 28.

Apenas uma parte do Brasil segue o horário de verão e, por isso, atrasá-lo possibilita diminuir o intervalo entre o fim da votação entre diferentes locais do país.

iStock

O horário de verão só passará a valer no primeiro domingo de novembro, mas o término continua na mesma data: terceiro domingo de fevereiro. Ou seja, o período preferido do ano de muitos brasileiros será reduzido.

A mudança foi feita para evitar a o que aconteceu em 2014, quando a divulgação dos resultados do segundo turno só pode ser feita depois do fim da apuração no Acre, às 17 horas – o que representava às 20 horas pelo horário de Brasília.

Adaptação ao horário de verão