Como usar FGTS para conseguir empréstimo: entenda nova opção de crédito

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderá ser usado como garantia em empréstimos a partir do ano que vem. A novidade não tem relação com os saques de R$ 500 do benefício que serão liberados ainda este ano, mas sim com o saque-aniversário. Entenda como vai funcionar!

FGTS como garantia em empréstimos: entenda

O Ministério do Trabalho, junto com a Caixa Econômica Federal, liberou uma nova linha de crédito: o empréstimo com garantia do FGTS.

Em 2020, o FGTS ganhará uma nova modalidade de saque, trata-se do saque-aniversário, que permitirá retiradas anuais para quem tem dinheiro no fundo e quem optar por esse modelo de retirada, poderá oferecer o dinheiro como garantia, caso necessite de um empréstimo.

Funcionará assim: o banco vai emprestar o dinheiro ao trabalhador e receberá de volta na data do saque-aniversário, usando os recursos do saque anual como garantia.

É como se o trabalhador pagasse um juros para ter acesso a um dinheiro que já é dele, no caso parte do montante do fundo do benefício, mas que não tem liquidez imediata, ou seja, não pode ser sacado a qualquer momento, similar à antecipação da restituição do Imposto de Renda.

Como ativar o saque-aniversário

Shutterstock

Para ativar o saque-aniversário, o trabalhador deverá comunicar a decisão à Caixa Econômica a partir de outubro deste ano, mas vale ressaltar que quem escolher pelas retiradas anuais, não poderá efetuar o saque em caso de rescisão de contrato de trabalho e só conseguirá voltar à modalidade que permite a retirada total em caso de demissão sem justa causa, dois anos depois da mudança.

As datas e valores do saque-aniversário do FGTS serão liberados de acordo com o mês de aniversário e montante acumulado no fundo do trabalhador.

Mais informações sobre FGTS