Domingo, 2 de outubro, é dia de votar. Você já está preparado ou ainda tem dúvidas sobre horários e local onde vota? Ou então perdeu seu título de eleitor e não sabe como fazer? Confira abaixo um guia completo para as eleições 2016 que preparamos especialmente para solucionar todas as dúvidas e evitar que você tenha problemas.
Informações para votar
Para votar, é preciso se programar. Deixar tudo para a última hora pode te trazer algumas dores de cabeça.
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, idosos acima de 70 anos e para quem tem entre 16 e 18 anos. Brasileiros naturalizados também precisam votar (eles têm o prazo de um ano para tirar o título depois da naturalização, sob pena de multa). Confira a seguir algumas informações para se preparar:
Cargos a serem definidos
As votações de 2016 vão eleger o prefeito e o vereador. Para não ter problemas na hora da votação, não tem problema se você quiser levar uma “cola”, com o número dos candidatos anotados em um papel. Mas atenção: os números precisam realmente estar anotados em um papel. É que o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos não são permitidos. Então, não vai adiantar se você deixar anotado no bloco de notas.
E tem mais: tirar votos e publica-las em redes sociais, violando o sigilo do voto, é crime, e pode levar a até dois anos de detenção.
Horário e local
As votações podem ser realizadas entre às 8h e às 17h do domingo, 2 de outubro, e tem uma duração de cerca de 20 segundos. A consulta do local de votação pode ser feita pelo site do Tribunal Superior Eleitoral.
Depois de acessar o site, clique na aba “Eleitor”. Então, selecione a opção “Mais serviços aos eleitores” e, depois, “Título e local de votação”.
Se você estiver viajando pelo Brasil, terá que justificar seu voto no mesmo dia em qualquer escola da cidade onde estiver, ou até 60 dias após o dia da eleição. Neste caso, será possível preencher o formulário.
Quem mora fora do Brasil não vota para prefeito e vereador.
Documentos para votar
Não se preocupe se estiver sem o título de eleitor. É possível votar apenas com um documento oficial com foto. Entretanto, é importante saber a situação do seu título de eleitor (na aba “Eleitor” e em seguida, “Consulta por nome”) antes de votar. Se ele estiver com alguma pendência, você não consegue votar.

O que não pode?
Além dos aparelhos eletrônicos, a boca de urna (propaganda), bem como atos políticos como caminhadas, comícios e usos de carros de som, são proibidos no dia da eleição. Mas os eleitores são liberados para usar camisetas, bandeiras e bottons dos seus candidatos.
Para denunciar, é só entrar o no site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado, e dentro da aba “Eleições”, existe um campo de denúncia on-line. Os eleitores são liberados para usar camisetas, bandeiras e bottons dos seus candidatos.
Pela Justiça Eleitoral, a Lei Seca não vai vigorar. Mas o Tribunal Regional Eleitoral de cada estado está tomando decisões diferentes: em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, não será proibido consumir nem vender bebidas alcóolicas. Mas, cerca de 10 outros lugares vão proibir, como Minas Gerais, Paraná, Amazonas e Mato Grosso do Sul.
Não votei na última eleição e agora?
Não tem problema, você pode votar normalmente desta vez. Se não votar agora no primeiro turno, também poderá votar no segundo turno (se houver), sem impedimentos. Mas, é necessário justificar a ausência anterior, justificando.
Se isso não for feito, o eleitor precisará pagar uma multa de R$ 3,51, que se não for paga, deixa o título em situação irregular, impedindo a participação em concursos públicos e a retirada do RG, por exemplo.
Mais dúvidas
- Título de eleitor: Como saber o número se não estiver com ele?
- Redes sociais: O que a Justiça proibiu de fazer durante campanha eleitoral?
- Voto nulo e voto em branco: Qual é a diferença entre eles?