Economizar, poupar e investir

Continuando o assunto da semana passada, quando eu falei sobre liquidação e descontos, vou voltar às definições de economizar, poupar e investir. Percebi que esses conceitos ainda não estão bem claros para boa parte das leitoras e acho que essa é a diferença que pode fazer você usar melhor o seu dinheiro.

Para começar, é preciso economizar. Mas você sabe exatamente o que é economizar? É administrar eficientemente o dinheiro, procurar pagar sempre o menor preço por um bem ou um serviço, gastar menos. E isso só podemos fazer quando pesquisamos, aproveitamos as liquidações ou quando utilizamos o cartão de cliente preferencial.

Muito bem, mas o que fazer com o dinheiro economizado? Por que ele continua na sua carteira ou na conta corrente? Você tem duas opções para com esse dinheiro: ou você o consome agora ou no futuro. Se a sua opção for adiar o consumo para o futuro, significa que você está poupando. Assim sendo, poupar é aumentar seus recursos para consumir no futuro.

A primeira coisa a fazer ao receber seu contracheque é separar pelo menos 10% e investir. O que sobrar, você vai administrar com economia

Mas, como o dinheiro poupado só vai ser usado no futuro, o que fazer com ele enquanto o futuro não chegar? Dinheiro não pode ficar parado, ele precisa circular. Lembra da época em que se deixava dinheiro embaixo do colchão? Nem eu! Ainda bem! Mas já ouvi falar bastante disso. Muitos preferem deixá-lo na caderneta de poupança, que é uma forma de multiplicar o dinheiro

Entretanto, existem muitas outras formas mais eficientes de empregar o dinheiro. É preciso investir, aplicar os recursos para obter determinado rendimento ou lucro. Então, a fórmula mágica de gerar riqueza seria essa: economizar, poupar e investir? Sim, mas não necessariamente nessa ordem. Investir primeiro é mais inteligente. A primeira coisa a fazer ao receber seu contracheque é separar pelo menos 10% e investir. O que sobrar, você vai administrar com economia, para pagar todas suas contas e viver confortavelmente.

Por exemplo, se a conta do telefone veio alta nesse mês, vai ter que adiar o corte do cabelo mais um mês. Ou se pagar menos pela conta do supermercado porque com o cartão de cliente especial recebeu um bom desconto, vai poder ir ao cinema mais uma vez nesse mês. Ficou claro? Agora você não vai poder mais dar a desculpa que o salário é baixo ou que não está sobrando. É só investir e praticar economia e poupança.