Você já andou lendo por aí sobre um tal “golpe do IPVA”? Estão dizendo que algumas correspondências do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que chegam à casa dos brasileiros são falsificadas. Se viu algo a respeito e ficou preocupa, acalme-se.
A Secretaria da Fazenda esclarece que verificou as correspondências enviadas e confirmou que são verdadeiras. Até o momento, não foram constatadas falsificações em nenhum documento.
“Os envios de avisos vencimento transcorrem dentro da normalidade, sem registro de qualquer irregularidade. A Fazenda identificou recentemente que voltaram a circular mensagens equivocadas via Whatsapp e vídeos sobre os Avisos de Vencimento do IPVA. As postagens, de conteúdo sem qualquer fundamento, não passam de boatos”, disse o órgão em comunicado oficial.
Mudanças da cobrança
Em 2016, a Secretaria passou a enviar o vencimento do IPVA dentro de envelopes para os contribuintes que possuem mais de um veículo cadastrado, para agilizar a postagem, o recebimento e evitar o extravio.
Vale lembrar que o documento recebido em São Paulo é apenas um lembrete do vencimento. Boletos e guias de pagamento não são enviados por correio. O pagamento é feito apenas pela rede bancária credenciada, com o número do Renavam.
Os valores que constam no aviso podem ser atualizados no momento do pagamento, portanto, é importante sempre consultar o site da entidade para confirmação. O código de barras também pode ser conferido lá para evitar qualquer problema.
Mais sobre impostos
- Sua conta de celular vai ficar muito mais cara em 2017: Veja o cálculo
- Você sabe o quanto paga de imposto nos produtos? Teste seus conhecimentos
- Malha fina do IRPF: O que é e como eu posso ficar livre desse aborrecimento?