Frio chegou com tanta força que já nevou e vai nevar ainda mais no Brasil: veja onde

Uma intensa massa de ar frio de origem polar avançou sobre o Brasil entre o último domingo (27) e a última segunda-feira (28) fazendo com que as temperaturas caíssem bruscamente, principalmente no Sul do país.

Algumas regiões do Sul registraram temperaturas negativas na manhã desta terça-feira (29) e chegou a nevar em algumas cidades. E não para por aí, já que deve nevar ainda mais.

Neve no Sul do Brasil

De acordo com informações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), nevou na região serrana catarinense.

A massa de ar polar atingiu o Oeste de Santa Catarina no último domingo (27), provocando queda acentuada da temperatura em todo o estado e a chuva e o frio favoreceram a ocorrência de neve.

Na tarde de ontem, alguns moradores da cidade de Urupema, que fica na serra catarinense, registraram a neve caindo e a prefeitura da cidade divulgou um vídeo da neve cobrindo uma parte do município:

https://www.facebook.com/1765765093670607/videos/287396376461480

Além disso, na manhã desta terça-feira (29), foi registrada a menor temperatura do ano em Santa Catarina: -7,5°C em Bom Jardim da Serra e -6.5ºC em Urupema, o que fez nevar em ambas as cidades.

Além disso, a neve também foi registrada em mais quatro cidades catarinenses: Água Doce, Irani, São Joaquim e Urubici, segundo o Epagri/Ciram:

Nevou também em algumas cidades localizadas na região serrana do Rio Grande do Sul, como Canela, Gramado, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha

No Twitter, o MetSul divulgou alguns registros de neve nessas cidades. Confira a seguir:

Mais frio e neve nos próximos dias

De acordo com o Climatempo, a combinação de temperaturas muito baixas – próximas e abaixo de 0°C – e de muita umidade será favorável à formação de neve no Sul dos país nos próximos dias.

Durante esta terça-feira (29) e a próxima quarta-feira (30), pode nevar mais nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e a neve também pode ser registrada no sul do Paraná.

Inverno 2021